Festival de Cinema de Florianópolis está com as inscrições abertas

A realização do FAM será em setembro | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/04/2021 - 13:04

O 25ª Florianópolis Audiovisual Mercosul está com inscrições abertas para os filmes que irão compor as mostras competitivas do Festival, que este ano terá edição temática. As inscrições vão de 19 de abril até 21 de junho, às 18 horas (de Brasília). O festival será realizado de 23 a 29 de setembro de 2021 com exibições gratuitas e on-line.

Pela primeira vez, o Festival traz já nas inscrições um tema. “Reflexão” é a temática do FAM 2021 que mantém as oito Mostras Competitivas, porém quatro com inscrições e quatro Mostras Tradicionais Convidadas que reflitam questões surgidas nos 25 anos de trajetória do Festival.

“Com a pandemia, o audiovisual revigorou-se num poderoso instrumento de conexão, cultura, conhecimento e entretenimento ” diz Antonio Celso dos Santos, Diretor Geral do FAM.

Os realizadores podem inscrever seus filmes nas categorias: Mostra Catarinense, Mostra Infantojuvenil, Mostra Videoclipe e Work in Progress – WIP, categoria dedicada às produções ainda não finalizadas.

Nas Mostras Videoclipe, WIP e Infantojuvenil podem participar produções ou coproduções realizadas por produtoras e ou realizadores naturais ou radicados nos Estados-Partes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia – e seus associados falantes de espanhol – Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já na Mostra Catarinense, a empresa produtora do filme precisa ser de Santa Catarina.

As inscrições para as Mostras Curtas Catarinense, Videoclipe e Infantojuvenil são gratuitas. A Mostra WIP tem uma taxa de R$ 100 reais e podem ser realizadas de 19 de abril a 21 de junho através do botão INSCRIÇÕES .

Premiação

Tradicionalmente o FAM estimula novas produções com premiação em produtos e serviços de empresas parceiras do Festival. As quatro mostras competitivas com inscrições abertas possuem premiação diferenciada que somam mais de R$ 54 mil.

A premiação do FAM 2021 é apoiada pelas empresas parceiras: CiaRio, Cinecolor, DOT Cine, Estúdio JLS, Link Digital e Mistika.