Guaramirim está prestes a imergir no universo das artes e da literatura. Durante nove dias, a partir desta sexta-feira (4), a cidade promove o 1º Festival da Cultura e do Livro. Serão mais de 40 atrações voltadas para todas as idades, mas, em especial, para crianças e jovens. A programação acontece na Praça Cantalício Érico Flores, no Centro do município. De acordo com a gestora da Fundação Cultural, Sônia Maria Chiodini, o evento foi organizado com o objetivo de facilitar o acesso da população às manifestações artísticas, além de ser um desejo da Fundação. “Esse era um sonho de todos nós e hoje estamos muito felizes por podermos proporcionar algo dessa dimensão para as nossas crianças e famílias. Tudo está sendo preparado com muito carinho”, comenta. Vale lembrar que todas as atrações são gratuitas. O Festival é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Fundação Cultural, Criativa Eventos e Sesc (Serviço Social do Comércio). Segundo o coordenador geral do evento, Thiago Martins, as atrações são variadas e envolvem contações de histórias, apresentações teatrais, palestras e oficinas. “Estamos bem ansiosos para começar o festival, esperando que mais de 25 mil pessoas passem pela praça até o dia 12”, aponta Martins. Estandes com livros e brinquedos à venda também foram montados no espaço. Os preços, como enfatiza o coordenador, estão bem acessíveis.

Programação diversificada

Nesta sexta-feira (4), o festival já começa com a oficina Guia Rock, ministrada por Gilson Bini, de Jaraguá do Sul. Ele relaciona a música e a leitura como linguagens artísticas essenciais e fundamentais para a formação do ser humano. A oficina acontece às 9h, 10h, 14h e 15h. Durante a semana, vão ocorrer quatro contações de histórias por dia, sendo duas de manhã e duas no período da tarde. Neste sábado (5), o destaque da programação vai para a sessão de fotos e show com a Galinha Pintadinha cover, às 14h e às 16h, respectivamente. No domingo (6), vai ter oficina de sketchbook (livro ou um caderno com páginas em branco para desenhar esboço ou sketches) com Fernando Alex Oechsler, de Blumenau. Das 15h às 18h também tem encontro de acordeom.

Serviço

  • O que: 1º Festival da Cultura e do Livro de Guaramirim;
  • Quando: de 4 a 12 de maio;
  • Onde: Praça Cantalício Érico Flores, no centro da cidade;
  • Quanto: programação gratuita.

Programação

Sexta-feira, 4
  • 9h, 10h, 14h e 15h – Guia Rock – Gelson Bini (Jaraguá do Sul);
  • 19h – Abertura Oficial 1º Festival da Cultura e do Livro de Guaramirim – Orquestra Jovem da Scar (Jaraguá do Sul).
Sábado, 5
  • 14h às 15h - Sessão de fotos com Galinha Pintadinha cover (Florianópolis);
  • 16h - Show com Galinha Pintadinha cover (Florianópolis).
Domingo, 6
  • 9h às 11h e das 14h às 17h - Oficina de Sketchbook - Fernando Alex Oechsler (Blumenau);
  • 15h às 18h - Encontro de Acordeom.
Segunda-feira, 7
  • 9h, 10h, 14h e 15h – Contação: Como nasceu a alegria? – Cia Carona deTeatro (Blumenau);
  • 19h – Mesa Redonda: Ciranda literária – Cristina Marques (Guaramirim).

Leia mais:

https://ocponline.com.br/bazar-na-varanda-promove-artesanato-e-estimula-integracao-entre-artesaos/ https://ocponline.com.br/especialista-jaraguaense-tira-duvidas-sobre-a-guerra-da-siria/