Tem como não cultivar um amorzinho por essa cidade fofa que é Pomerode? Apesar de ser considerada pequena e pacata, é gigante por sua cultura e beleza. A Festa Pomerana, por exemplo, é uma das formas de manter vivas as tradições dos imigrantes alemães que vieram se instalar por aqui. E não é que a festa ganhou destaque internacional?
Um site de notícias da Polônia publicou uma matéria sobre lugares e grupos pelo mundo que mantém vivas as tradições de dança e o uso de trajes típicos, em homenagem aos antepassados. O site é o 'Nasze Miasto' (tradução: Nossa Cidade), com matérias da cidade de Koszalin.
O título da matéria traduzido, significaria algo como: Carnaval brasileiro em trajes típicos. Não só em Koszalin e na região (alguém nos corrija se estiver errado, haha). Até a cidade de Blumenau entrou na roda. Leia parte da matéria traduzida na íntegra:
Festa Pomerana
No entanto, o lugar mais exótico onde você pode encontrar dançarinos em trajes jamonnianos é o Brasil, que na segunda metade do século XIX tornou-se o destino de muitos emigrantes da Pomerânia. Há pelo menos três bandas folclóricas que dançam em fantasias de Jamão. Um chamado Deutsch Krone (é o nome alemão Wałcza) foi fundado há 7 anos na cidade de Pomerode. A cidade foi fundada em 1861 por alemães da Pomerânia e é considerada a mais alemã de todas as cidades do sul do Brasil. Os residentes geralmente são bilíngües, sabendo alemão e português.
Todos estão orgulhosos de sua origem na Pomerânia e eles se lembram de onde seus ancestrais vieram. Em 2000, uma cópia do portão de tijolos do porto de Szczecin foi inaugurada em Pomerode como símbolo da memória dos moradores de Pomerode sobre a Pomerânia e sua capital.
A segunda banda que se apresenta na fantasia de Jamneński é chamada de Hochlandtanz e vem da cidade de Santa Maria de Jetibá, fundada em 1857 por emigrantes da Pomerânia. Nessas cidades, mas também em outras localidades que reúnem os descendentes de imigrantes da Pomerânia (como a cidade de Domingos Martins), o Dia da Pomerânia (Festa Pomerana) é organizado anualmente.
Em Pomerode, este ano durou de 11 a 21 de janeiro em Santa Maria de Jetibá acontecerá no início de maio. Nos trajes Jamneński, há também bailarinas da banda Gartenstadt fundada há 20 anos em uma grande cidade brasileira (300,000 habitantes) com o nome alemão Blumenau. A cidade é famosa pelo segundo maior festival de cerveja da Oktoberfest (após o Munique). Quem sabe, talvez uma das roupas brasileiras vestidas com trajes típicos de Jamnan apareça em algum momento em Koszalin?
Acesse o site para ver a matéria completa e, caso não entenda nada (hehe), você pode selecionar a opção "Traduzir esta página", que geralmente fica no topo do seu navegador. ;)
-
RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.
-

Leia também: