Festa Della Porchetta deve reunir famílias descendentes de imigrantes italianos em Guaramirim, neste sábado

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/09/2017 - 09:09 - Atualizada em: 20/09/2017 - 09:42

Um momento para relembrar os costumes italianos e se divertir junto de outras famílias. Esse é o espírito da Festa Della Porchetta, que completa 15 anos de história no sábado (23) , com a realização de mais uma edição da festa.

Marcada para ocorrer a partir das 19 horas na Sociedade Catarinense Brüderthal, em Guaramirim, a festividade é realizada pela Associação Italiana e o Círculo Trentino da cidade com o intuito preservar a tradição e gastronomia típica. Tanto é que a porchetta, um prato tradicional italiano que, em suas origens, era preparado com um porco inteiro, desossado, temperado e recheado, é a grande protagonista do evento.

Porchetta é a grande protagonista do evento | Foto Daiane Raupp/Divulgação

Conforme o presidente do Círculo Trentino, Alírio Valentini, a ideia do evento surgiu após um descendente de italianos de Guaramirim acompanhar uma festividade na Itália. “Lá surgiu a ideia de trazer uma festa parecida para cá, conseguimos a adesão dos italianos do município e a primeira edição aconteceu”, lembra.

Desde então, a Festa Della Porchetta já ocupou o extinto Pavilhão de Eventos de Guaramirim onde chegou a receber mil participantes, o salão da Igreja São Pedro de Alcântara e há cerca de quatro anos ocorre no Salão da Sociedade Brüderthal. “É uma festa já tradicional onde as famílias italianas se reúnem para jantar, lembram da fé dos italianos, dos imigrantes e costumes que trouxeram para cá”, enfatiza.

Canto de músicas tradicionais na Festa Della Porchetta | Foto Daiane Raupp/Divulgação

Nessa edição do evento, ocorre o tradicional jantar com a Porchetta como prato principal, desfile das majestades e das crianças que vestem trajes típicos, além do canto de músicas tradicionais. A noite conta ainda com baile animado pela dupla Eder e Jane.

Os ingressos para participar da festa custam R$ 55 por pessoa, que dá direito ao jantar, uma taça, café e baile, e R$ 30 para crianças de 7 a 12 anos. Menores de 7 anos não pagam entrada. Eles podem ser comprados na loja Dycasa, Agropecuária Friedmann e com a diretoria das duas entidades. Mais informações pelo (47) 9 9966-8234 com Alírio.