Festa da maior canjica do Brasil acontece em Piçarras no mês de julho

Por: Elissandro Sutil

03/06/2019 - 11:06 - Atualizada em: 03/06/2019 - 11:17

O Piçarraiá se consolida não apenas como uma festa gastronômica que enobrece a canjica, mas também pelas ações de sustentabilidade e apoio ao meio ambiente.

O grande destaque do evento é a maior canjica do Brasil, que vai estar presente nos três dias de festa, entre 5 e 7 de julho.

Foto Divulgação

A grande novidade de 2019 será o “Selo Consciência Circular”, um atestado de transformação dos resíduos gerados em produtos sustentáveis que serão úteis à comunidade.

Ecologia na festa

Balneário Piçarras já proíbe o uso de canudos e copos de material plástico descartável em eventos públicos, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais da cidade.

Os líquidos serão servidos em copos ecológicos reutilizáveis, os mesmos utilizados em grandes eventos de Santa Catarina.

São peças feitas com estampa referentes à festa, cuja durabilidade é maior que 10 anos e pode receber tanto bebidas quentes como frias.

O público do Piçarraiá poderá alugar os copos e devolver ao final ou, se preferir, comprar ao valor de R$ 5,00 e levar como lembrança desta edição da festa da canjica.

Como cervejas e refrigerantes são vendidos em lata, facilita a escolha dos visitantes em adquirir ou não o produto retornável. O importante é não gerar lixo no evento.

Como será o processo que transformará lixo em lixeiras

Foto Divulgação

  •  Uma equipe de quatro pessoas atuará durante os dias de Piçarraiá, fazendo a separação do lixo reciclável e orgânico;
  • Toda a parte orgânica será encaminhada ao aterro sanitário que atende o município de Balneário Piçarras;
  • A outra parte será enviada a CarboBrasil em Blumenau, onde passará por um processo de cinco etapas: seleção, trituração, aglutinação, prensagem e acabamento, até que vire uma massa compacta, sendo que o processo é único, sem adição de água ou cimento.
  • As 15 ecolixeiras prontas são enviadas de volta a Balneário Piçarras para serem instaladas nas escolas e na frente do Paço Municipal.
Com informações da assessoria de imprensa

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?