Fenômeno: céu de agosto terá até 200 estrelas cadentes por hora

Por: Elissandro Sutil

11/08/2016 - 10:08 - Atualizada em: 11/08/2016 - 13:06

Pra quem gosta observar os grandes fenômenos que acontecem no céu, é melhor começar a se preparar, porque neste mês teremos duas chuvas de estrelas cadentes: a chuva das Perseidas e a das Aquáridas.

Geralmente, essa chuva de meteoros Perseidas chega a gerar cerca de 80 meteoros a cada hora durante seu pico. Mas segundo o especialista em meteoros da NASA, Bill Cooke, a desta vez ela poderá nos surpreender ainda mais, pois nesse ano são esperados cerca de 200 meteoros por hora! Isso sim é que é chuva! 😯

Mas e qual o motivo? Ele explica que estamos alcançando uma quantidade grande de material deixado pelo cometa Swift-Tuttle.

A chuva de meteoros Perseidas (também conhecida como Perseideas) tem duração de 1 mês, com início em julho. Por isso, pode ser que você já tenha flagrado  alguns meteoros super brilhantes riscando o céu. Mas ponto alto do fenômeno será nesta sexta, 12 de agosto, e o show poderá ser visto até ao dia 24, sempre à noite ou de madrugada.

Foto tirada no Líbano em 2015. (Créditos: Mahdi Skafi)

Foto tirada no Líbano em 2015. (Créditos: Mahdi Skafi)

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Perseus, daí a origem do nome. Essa constelação é melhor avistada do hemisfério norte, mas isso não significa que essa chuva não poderá ser observada do hemisfério sul (que nós fazemos parte 😀 ).

Quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros poderão ser avistados. De qualquer forma, os meteoros da chuva Perseidas poderão surgir em todas as direções do céu.

Transmissão ao vivo – Se o céu estiver nublado, ou se chover na sua região, será possível acompanhar o fenômeno pela internet. O site Galeria do Meteorito promete transmitir ao vivo o evento nessa sexta (12).

Chuva das Aquáridas

Também será possível observar, até 23 de Agosto, a chuva das Aquáridas, um pouco menos significativa do que a das Perseidas. Como sempre, os especialistas recomendam locais afastados das luzes das cidades para enxergar melhor o fenômeno astronômico.

As chuvas de estrelas cadentes são cientificamente chuvas de meteoros. Os meteoros são fenômenos luminosos resultantes da entrada na atmosfera da Terra de um corpo sólido proveniente do Espaço. O corpo aquece, ioniza a atmosfera e deixa um rasto de luz. A descida até à terra costuma desfazer os meteoros em pedaços minúsculos, razão pela qual raramente causam danos.

No caso das Perseidas, a chuva ocorre devido à passagem da Terra pela órbita do cometa “Swift-Tuttle”, que ocorre todos os anos. Já as Aquáridas estão ligadas à passagem pelo rasto de poeira do cometa “Halley”.

Fonte: Só Notícia Boa e Galeria do Meteorito
Foto: Garrett Evans