Femusc se despede neste sábado coroando sucesso de 14 dias de evento

Por: Elissandro Sutil

26/01/2018 - 20:01 - Atualizada em: 28/01/2018 - 10:53

O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) chega ao fim contabilizando aproximadamente 200 concertos, 700 obras e 1.200 audições executados em 14 dias de evento. Em duas semanas, músicos e maestros de diversas partes do mundo fizeram do Femusc um local de emoção, encantamento e superação. Para o diretor artístico do evento, Alex Klein, esta foi a edição mais densa do festival.

O resultado de todo o trabalho para desenvolver o evento se traduz no retorno, com sucesso, de uma programação de duas semanas. No ano passado, o Femusc foi reduzido em razão da crise econômica, mas, em 2018, segundo Klein, foram adicionados alguns professores e algumas dezenas de alunos. “Estamos num passo contínuo de melhora na eficiência, inclusive eu fiquei feliz porque um dos nossos professores mais exigentes, Richard Young, professor de viola, disse que esse foi o Femusc mais tranquilo para ele, que tudo funcionou muito bem. Essa é a opinião dele, porque para mim foi um Femusc muito denso, talvez o mais denso de atividades nas 13 edições”, ressalta o maestro. De modo geral, Alex aponta que o festival teve professores tocando muito, alunos cantando demais – a ponto de ficarem afônicos – e o cansaço generalizado está óbvio no semblante de todos. “Mas nós temos duas semanas somente para celebrar tudo aquilo que o Femusc valoriza e aproveitamos. Considero o Femusc 13 um grande sucesso”, destaca.

O ponto alto do evento para Klein são as duas óperas, sendo a principal, La Bohème, com duas apresentações, o que deverá seguir daqui para frente. Além disso, considera as obras sinfônicas muito bem interpretadas. “A orquestra filarmônica do Femusc Jovem foi muito elogiada no concerto de gala aos patrocinadores, não só pelo seu conjunto, mas também por alunos que assustaram os professores pelo seu talento. Então, já prevemos que no futuro teremos bolsas de estudo ao exterior para alunos aqui de Jaraguá que estão crescendo”, antecipa.

EXPERIÊNCIA DE SOBRA NO FESTIVAL 

Mexicano Diego Anderson, 19 anos, esteve no Femusc pela primeira vez este ano | Foto Rafael Verch/OCP

O mexicano Diego Anderson, 19 anos, esteve no Femusc pela primeira vez este ano. Músico há sete anos, já frequentou festivais em seu país, nos Estados Unidos e também na Itália. Ele destaca que no Femusc os músicos e maestros são de alto nível e, para sua formação, estar aqui é um grande passo. “Valeu muito a pena! Essa experiência de conhecer tantos músicos de países diferentes, especialmente da América Latina, em um nível tão bom, sejam estudantes ou maestros, é maravilhosa”, ressalta. O jovem fagotista integrou o elenco da orquestra da ópera La Bohème, e diz que, apesar de já ter tocado numa ópera anteriormente, nunca o fez com músicos e maestros tão bons. “Com certeza pretendo voltar ao festival”, garante.

Pianista Mauren Frey, 33 anos, veio ao festival pela quinta vez | Foto Rafael Verch/OCP

Já a pianista Mauren Frey, 33 anos, que toca desde os seis, veio ao festival pela quinta vez. Nesta edição, ela ficou à disposição para acompanhar professores e músicos mais experientes e trouxe a irmã de 16 anos, que é violinista. “É maravilhoso manter esse contato com músicos que você não encontra no dia a dia e que aqui se juntam para momentos espetaculares, mas é bem puxado. Vi muitos alunos comentando que para os profissionais da música essa não é uma rotina normal, fazer um concerto em dois ou três ensaios. É uma situação bem de festival mesmo, aprender a se virar nos 30”, comenta, acrescentando que é bem corrido, mas gratificante, porque o músico acaba alimentando o ano todo de prática. “Empolga, né?!”, enfatiza. Gaúcha, ela reside em Florianópolis há alguns anos e já estava se despedindo do Femusc na tarde de sexta-feira (26).

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (27)
10h | Concertos para Famílias | Local: Scar – Grande Teatro
10h30 | Concertos para Famílias | Local: Scar – Grande Teatro
12h00 | Concerto FEMUSCkinho e FEMUSC Jovem | Local: Scar – Grande Teatro
14h30 | Local: Scar – Grande Teatro
18h | Piano Masters | Local: Scar – Sala Piano Masters
19h | Recitais de Canto Lírico | Local: Scar – Sala Canto Lírico
20h | Musicalmente Falando | Local: Scar – Grande Teatro
20h30 | Grandes Concertos | Local: Scar – Grande Teatro

LEIA MAIS:

– Mais de 100 pessoas trabalham para garantir os espetáculos no Femusc

– Conheça os professores que fazem o Femusc brilhar