A 17º edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) já tem data marcada para acontecer. O evento que é o maior festival-escola de música erudita da América Latina está marcado para os dias 16 a 29 de janeiro de 2022 no Centro Cultural da Scar, em Jaraguá do Sul. Como ainda existem restrições por conta da pandemia do Covid-19, o festival será um pouco menor no próximo ano, com 12 professores, 10 professores assistentes e cerca de 110 participantes.
"Para 2022 estamos fazendo um Femusc pequeno, justamente para dar atenção a esse lado da Covid-19. Nos vamos ter protocolos para a interação entre alunos e professores, que serão o uso da máscara o tempo todo, distanciamento social, teremos álcool em gel disponível nas entradas, além da checagem de temperatura", informa o diretor artístico do Femusc, Alex Klein.
Neste ano o festival trás a novidade do primeiro Programa de Música Antiga em 16 anos de história do Femusc. O programa será dedicado exclusivamente ao estudo e apresentações de obras dos períodos barroco e clássico da música ocidental com instrumentos típicos da época.
"Vamos apresentar uma opera de Mozart, As Bodas de Fígaro e para isso teremos professores especializados em música antiga que ajudarão a receber a grande diversidade de alunos do Femusc. Diariamente acontecerão concertos de música antiga. Será uma maravilha sonora nesse lindo teatro da Scar", conta Alex.

Para realizar as inscrições do Programa os alunos deverão acessar o site do Femusc, (www.femusc.com.br). As inscrições devem conter gravações de 5 a 10 minutos de duração, já publicadas na internet, em um formato conhecido e de fácil acesso (YouTube, Vimeo, Yahoo Video, entre outros), com o link da postagem na inscrição online também.

No momento da inscrição os candidatos deverão informar o nível de conhecimento com instrumentos de época. O festival dará prioridade para os participantes com conhecimento específico desta arte musical, mas o evento aceitará também inscritos que tenham conhecimento médio ou que sejam iniciantes na área.

A MPB também tem espaço no Femusc
Pela segunda vez, o Femusc terá o Programa de Estudo centrados na Música Popular Brasileira (MPB), que aconteceu em 2020 e tem como o objetivo oferecer oportunidades para o desenvolvimento prático-acadêmico de jovens dedicados ao futuro desta modalidade musical.
As classes de música popular serão oferecidas em piano, bateria/percussão, voz e expressão corporal, baixo elétrico e acústico, guitarra e violão, e sopros com ênfase em saxofone, clarinete e flauta.
"Vamos trazer pela segunda vez o Programa de Música Popular Brasileira, que fez muito sucesso na última edição, e com isso teremos grandes nomes deste estilo de música presentes no festival", conta o presidente do Femusc, Ary Pradi.

A inscrição para o Programa de Música Popular Brasileira é um pouco diferente da Música Antiga. Os candidatos deverão baixar uma base harmônica e rítmica pré-gravada, e utilizá-la para base de sua própria gravação, que deverá ser postada na internet assim como os candidatos do Programa de Música Antiga. No momento da inscrição também será exigido dados pessoais e bibliográficos. Além de informarem o nível de leitura musical para efeitos de organização das classes.

Enquanto o Femusc não começa, você pode matar a saudade do evento no canal de Youtube do festival, todo o material dos concertos de anos anteriores estão disponíveis por lá. (https://www.youtube.com/user/institutofemusc/videos).