Femusc: o maior festival-escola da América Latina começa neste domingo (16)

Foto: Eduardo Montecino/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

15/01/2022 - 08:01

O Femusc, maior festival-escola de música da América Latina- começa neste domingo (16) com homenagem ao bicentenário da Independência e a Semana da Arte Moderna de 22. Entre os destaques da programação está o concerto de abertura, às 20h30, com a apresentação do Hino da Independência do Brasil acompanhado de instrumento musicais do século 17.

Segundo o idealizador do evento, o Maestro Alex Klein, a abertura do Femusc vai mostrar que a sonoridade de instrumentos na época em que foi escrita a obra era mais delicada e clássica, bem diferente do som que se escuta atualmente. “O público vai realmente ouvir a composição da mesma maneira que Dom Pedro, quando o hino foi apresentado pela primeira vez, em 1831”, explica Klein.

Ao longo do festival, que ocorre até 29 de janeiro em Jaraguá do Sul, haverá também reproduções de canções de personagens da música brasileira como Pixinguinha, Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga. Todas as principais apresentações serão transmitidas ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube: Femusc.

 

O evento, que reúne músicos profissionais e amadores do Brasil e exterior, terá também dois programas de estudo: Música Popular Brasileira e Música Antiga; essa última vai apresentar obras dos períodos barroco, clássico e colonial.

Professores renomados

Professores das mais renomadas orquestras e instituições de educação musical do mundo integram o Festival. Entre os professores de MPB, estão Marcelo Ghelli (coordenador e Piano Popular), Jane Duboc (Canto Popular), Marinho Andreotti (Baixo elétrico e acústico), Chico Macedo (Saxofone e sopros), Priscila Brigante (Bateria e Percussão Popular), Dino Barioni (Violão e Guitarra).

Os cursos de Música Antiga trazem mestres de vários países como Catalina Guevara Klein (coordenadora e Fagote barroco), Ricardo Kanji (Regência, Traverso e Flauta-doce), Marc Destrubé (Violino e Violão barroco), Catherine Rimer (Violoncelo), Béatrice Martin (Cravo), Raquel Winnica Young (Voz e ópera) e assistentes Carolina Perez Bergliaffa (Traverso), Shanti Nachtergaele (Violone), Angela Lobato de Castelo (Cello), Indira Quintero Fonseca (Oboé Barroco), Cramer String Quartet (Jéssica Park, Chiara Fasani Stauffer, Keats Dieffenbach e a violoncelista convidada Ana Kim), Angelica Meza (Clarinete Clássico) e Rodrigo Novoa (Trompa Natural).

Espetáculos de alto nível artístico

Diariamente, o público poderá prestigiar diferentes apresentações divididas em quatro séries: shows de música popular (Série MPB), concertos de música barroca, clássica e colonial (Série Música Antiga), concertos orquestrais, óperas e música de câmara (Série Grandes Concertos), além de palestras informativas (Série Musicalmente Falando).

Segurança

Para garantir a segurança, o Festival de Música de SC – Femusc 2022 mantém os Protocolo de Segurança Sanitária, com uso obrigatório de máscaras e distanciamento social em um plano de contingência aplicado durante o festival. O Festival é uma realização da Associação Cultural do Forte São João, do Instituto Femusc e da Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura.