Femusc incentiva o ensino da música a crianças e jovens

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/01/2018 - 06:01 - Atualizada em: 17/01/2018 - 09:28

Entre perguntas curiosas, olhares atentos e até mesmo os mais desligados, a dedicação da aluna Aghata de Andrade, de dez anos, chama a atenção. Compenetrada em cada fala e movimento do professor, a pequena participa pela segunda vez do Femusckinho, o programa do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) voltado para crianças de seis e 12 anos. Com grandes aspirações, ela já planeja integrar uma orquestra.

Para a menina, natural de Jaraguá do Sul, o mais legal do programa é conhecer diferentes instrumentos e se divertir com isso. “Aqui eu aprendo a fazer música e adoro. Já toquei violino e violoncelo, mas gostei mais do violoncelo”, conta a menina, sem se importar com o tamanho do instrumento. Apesar de não fazer aula regularmente do instrumento, ela admite ter vontade de integrar uma orquestra no futuro e sabe que o Femusckinho é o caminho para aprender mais. “Nos ensinam a tocar instrumentos, sobre coral e também como funciona uma orquestra. São férias educativas, mas são muito divertidas”, explica.

Assim como Aghata, Guilhermo Pedersetti, de seis anos, e Laura Politi, de sete, também vivem novas experiências no Femusckinho. Enquanto o menino faz sua estreia na “colônia de férias”, a menina participa pela segunda vez. Entre uma batucada e outra no xilofone, os dois se divertiam com a turma. “Não quero trabalhar com música, quero ser cientista, mas acho muito legal participar e tocar um instrumento”, conta a menina. Já Guilhermo, que toca “apenas o violão de brinquedo em casa”, é um universo de descobertas: “o xilofone tem notas muito legais, mas toquei também flauta que tem sons mais legais”, opinou.

Conforme a coordenadora do projeto, Liara Krobot, neste ano o Femusckinho tem 53 participantes. Já o Femusc Jovem, voltado a adolescentes de 12 a 17 anos, conta com 48 inscritos. As crianças têm aulas nas modalidades de musicalização, canto coral, percussão musical, flauta doce e cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). “O trabalho todo é voltado para formação de orquestra e com o ensino de instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão”, diz.

Neste ano, os dois programas ocorrem na Católica de Santa Catarina, mesmo local dos demais programas do Femusc. “Isso com o propósito de integração entre os participantes dos programas. As crianças se espelham nos maiores”, comenta. Ela acredita que o Femusckinho e Femusc Jovem são a “semente plantada aqui em Jaraguá do Sul e região para a formação musical”.

MÚSICA ECOA POR DIVERSOS CANTOS DA CIDADE

A pequena Amanda Ungaratti nem tinha completado um dia quando ouviu as primeiras notas musicais de sua vida. A menina, que nasceu com 4,2 quilos e 47 centímetros ao meio dia de segunda-feira (15), integrou a tímida plateia que saiu dos quartos do Hospital e Maternidade Jaraguá para acompanhar apresentações de alunos do Femusc. A iniciativa, chamada de Concertos Sociais, leva a música para locais distintos da cidade.

Para a mãe de Amanda, Loreni Ungaratti, o momento da apresentação, protagonizado por dois participantes argentinos e uma mexicana, foi de muita emoção. “É uma alegria e um prazer saber que tem alguém disponível para alegrar o ambiente do hospital, mostrando algo de diferente”, conta. Enquanto a mãe assistia de um lado, a madrinha Nezi Berns tratou de pegar Amanda no colo e acompanhar tudo atentamente. “Essa também foi a primeira vez que eu assisti uma apresentação. Quem sabe ela goste e seja musicista, não é? Depois eu é que vou levar ela para assistir no teatro”, projeta a madrinha.

Músicos de diferentes nacionalidades interagem com a cidade por meio dos Concertos Sociais | Foto Rafael Verch/OCP

Para a mexicana Fátima Hernández Silva, que veio ao Brasil pela primeira vez, esta é uma oportunidade incrível e que todos os tipos de músico deveriam experimentar. “Sem necessitar sair de seu país para fazê-lo, mas em seu próprio país fazer esse trabalho social”, disse. Além do Hospital Jaraguá, ao longo dos próximos dias o Hospital São José, Lar das Flores, Jaraguá do Sul Park Shopping e a Chiesetta Alpina também recebem apresentações do Femusc. Confira a programação completa no femusc.com.br

VEJA TAMBÉM:

– Interessados em conhecer aula do Femusc poderão virar “alunos” nesta quarta

– [VÍDEO] Alunos do Femusc percorrem Hospital Jaraguá levando música e emoção

– Veja lista com cinco apresentações para não perder no 13º Femusc

– [VÍDEO] Conheça o “médico” oficial dos instrumentos no Femusc