Femusc anuncia maestro venezuelano como professor de regência

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/03/2018 - 09:03 - Atualizada em: 27/03/2018 - 10:23

Quem pretende participar da próxima edição do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) já pode começar a se preparar para assistir um dos grandes nomes da regência orquestral da América do Sul no palco do Centro Cultural Scar. Gregory Carreño, conhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido no El Sistema, participara do evento em 2019.

Além de se juntar a Orquestra Sinfônica do Femusc, o venezuelano também passa a integrar o corpo docente do programa de regência do festival. “Não há no mundo um projeto de música tão abrangente, tão disciplinado e com uma teoria filosófica – da arte como direito universal – como o El Sistema. Para nós, é um privilégio recebermos um de seus líderes, sem exageros, um dos principais maestros de orquestras jovens no mundo, e, ainda mais, ter a honra de vê-lo ensinando nossos jovens maestros”, destacou o diretor-artístico do evento, Alex Klein.

Trabalhando próximo ao renomado Gustavo Dudamel, que foi revelado pelo El Sistema, Carreño é o principal professor de regência orquestral do projeto, criado por José Antonio Abreu, em 1975, na Venezuela. Atualmente, a rede de escolas musicais abrange 900 mil alunos e dez mil professores. Além disso, tornou-se um modelo replicado em 50 países.

Em 2019, o Femusc acontece entre os dias 20 de janeiro e 1 de fevereiro, em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense, chegando à 14ª edição. Considerado o maior festival-escola da América Latina, em 2018, ofereceu ao público 200 concertos gratuitos. As inscrições iniciam em 10 de agosto.

*Com informações Assessoria de Imprensa