Femusc alcançou mais de cem mil espectadores em 2018

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/01/2018 - 11:01 - Atualizada em: 29/01/2018 - 14:48

Dedicação, expectativa, emoção, entusiasmo, transformação. Essas palavras resumem bem como foram os últimos 14 dias para quem vivenciou a 13ª edição do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), que aconteceu em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense.

Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reuniu 380 alunos de 21 países, alguns dos mais renomados professores de todo o mundo e quase 200 crianças e jovens em programas de formação musical. De 14 a 27 de janeiro, o Femusc também modificou a rotina da região envolvendo um público que chegou a 65 mil pessoas em 200 concertos gratuitos. Além disso, nas transmissões ao vivo pela internet, as apresentações foram acompanhadas por 40 mil espectadores de 29 nações.

Conforme o diretor-artístico, Alex Klein, este foi o festival mais denso de atividades nas 13 edições já realizadas. “O cansaço generalizado ficou óbvio em todos, mas temos duas semanas somente para celebrar tudo aquilo que o Femusc valoriza. Por tudo isso, eu o considero um grande sucesso”, explica.

Entre os pontos altos do evento, Klein faz questão de destacar a montagem da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, que teve duas récitas com plateias completamente lotadas, e também da obra l’Enfant et les Sortilèges, de Maurice Ravel. “As obras sinfônicas também foram muito bem interpretadas. A Orquestra Filarmônica do Femusc Jovem se apresentou e foi muito elogiada no concerto de gala aos patrocinadores, não só pelo seu conjunto, mas também por alunos individuais que assustaram professores pelo seu talento”, complementa.

Segundo o diretor-artístico, com este cenário, já é possível prever que, no futuro, alunos de Jaraguá do Sul e região terão acesso a bolsas de estudo ao exterior concedidas durante o Femusc. Neste ano, ocorreram audições formais para instituições norte-americanas localizadas em Cincinnati e no Mississippi. Em 13 edições, mais de uma centena de alunos saíram do país a partir do festival.

Agora, com o encerramento do evento, a diretoria já começa a organizar o próximo. “O festival é de todos nós e nosso desafio é permanente, mas, juntos, estamos transformando Jaraguá do Sul na Capital da Música”, afirma o presidente do Instituto Femusc, Paulo Polezi. Em 2019, o Femusc vai acontecer entre os dias 20 de janeiro e 1 de fevereiro. As inscrições iniciam em 10 de agosto.

 LEIA MAIS:

– Femusc se despede neste sábado coroando sucesso de 14 dias de evento