Em junho, o Ministério da Saúde anunciou que deixará de financiar a rede própria do Farmácia Popular. Ao todo, mais de 500 unidades terão suas atividades encerradas no Brasil. A Farmácia Popular de Jaraguá do Sul também foi afetada pela medida e fechará as portas no fim deste mês, dia 31 de julho.

O programa Farmácia Popular  se dividia em duas vertentes. Uma, contava com as unidades próprias de atendimento, e a outra atendia pelo nome "Aqui Tem Farmácia Popular" e acontecia em parceria com farmácias da rede privada.

Em nota ao G1, a prefeitura de Jaraguá do Sul informou que, após o fechamento, como orientado pelo Ministério da Saúde, será feito o inventário do local, dos móveis aos medicamentos, para depois decidir a destinação de tudo. O prazo para a conclusão do inventário é de 30 dias.

Segundo o Governo Federal, os recursos que antes eram destinados às unidades próprias do Farmácia Popular, agora serão destinados diretamente para os estados e municípios que ficarão responsáveis pela compra dos medicamentos. O programa "Aqui Tem Farmácia Popular" continua em funcionamento nas farmácias da rede privada.

Fonte: G1

Foto destaque: Jornal do Vale do Itapocu