Família Schurmann atraca em Itajaí após mais de 800 dias de viagem

Por: Elissandro Sutil

12/12/2016 - 12:12 - Atualizada em: 12/12/2016 - 12:13

Depois de mais de 2 anos longe do Brasil, a família Schurmann atracou, no último sábado (10), na Marina Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Após uma volta ao mundo que durou 812 dias, o veleiro Kat chegou por volta das 15h. Apesar da chuva, muitos moradores foram ao local para recepcionar os viajantes.

Chamada de Expedição Oriente, a viagem começou em 21 de setembro de 2014, quando a família partiu de Santa Catarina. Eles passaram por cerca de 50 lugares ao redor do mundo. Entre eles, China e Antártica.

Família Schurmann atracou neste sábado no Brasil após dois anos de viagem (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Família Schurmann atracou neste sábado no Brasil após dois anos de viagem (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Ao lado da mulher, Heloísa, Vilfredo falou, em entrevista ao G1, sobre a sensação de voltar para casa. “O retorno é emocionante, depois de dois anos e quase três meses chegar e ter uma recepção dessas, realmente o coração bate forte. A gente passou por muitos momentos difíceis. Mas quando vimos a terra de Santa Catarina já estávamos há 16 dias no mar.”

O veleiro Kat navegou por cerca de 30 mil milhas, ou 50 mil quilômetros, em quatro oceanos. A primeira volta ao mundo da família Schurmann ocorreu há mais de 30 anos. Nesta viagem, conseguiram rever antigos amigos e descobrir novos lugares.

Filme inspirado na família

Para os cinéfilos de plantão, a família Schurmann foi retratada no longa-metragem “Pequeno Segredo”, lançado neste ano e dirigido por David Schurmann, filho do casal.

A trama se centra na garotinha Kat, que era portadora do vírus HIV. A menina morreu em 2006, e a história inspirou também o livro best-seller “Pequeno segredo: A lição de vida de Kat para a família Schurmann” (2012), escrito por Heloísa Schurmann, que no filme é interpretada pela atriz Julia Lemmertz.

Fontes: G1