Facebook lança ferramenta que permite oferecer ajuda em catástrofes

Por: Elissandro Sutil

09/02/2017 - 13:02 - Atualizada em: 09/02/2017 - 13:25

Nesta quarta-feira (8), o Facebook anunciou uma nova ferramenta que promete ajudar vítimas de tragédias — além do simples aviso de que “está tudo bem”.

Trata-se do Community Help (Ajuda da Comunidade), que funciona como um complemento ao Safety Check. Com essa atualização, as pessoas poderão oferecer ajuda, comida, abrigo e transporte durante qualquer situação catastrófica como terremotos, enchentes, furacões ou até mesmo ataques terroristas.

A ferramente surgiu após o Facebook analisar os padrões e formas de uso das suas funções dentro da plataforma. O Safety Check passou a existir, por exemplo, porque percebeu-se que as pessoas publicavam em seus feeds que estavam bem assim que possível.

Também é comum que, após algum acontecimento trágico, que afete milhares de pessoas, os usuários se mobilizem em grupos para fornecer ajuda. O Community Help surge com a intenção de facilitar esse trabalho. Os membros da rede social poderão trocar mensagens diretamente com outras pessoas depois de um incidente.

Como funciona
Todas os posts serão organizados em categorias e locais. Isso facilitará que os familiares e amigos das vítimas encontrem o que e quem eles precisam. A própria ferramenta notificará os interessados.

A nova ferramenta foi criada levando em consideração a opinião de especialistas de organizações humanitárias de salvamento e também pesquisadores de campo. Os grupos ajudaram o Facebook a entender como poderia facilitar o encontro de pessoas em situações tão delicadas.

O Community Help será primeiramente testado na Arábia saudita, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Índia em desastres naturais como incêndios e terremotos. À medida que o Facebook aprender com as pessoas que usarem a ferramenta, vai expandir para mais países e outras situações.

Fonte: TechTudo