Exposição no CIC traz à tona frases abusivas ouvidas por mulheres

Por: Ewaldo Willerding Neto

29/03/2023 - 14:03 - Atualizada em: 29/03/2023 - 14:13

Mais de 300 depoimentos de mulheres que ouviram frases abusivas de seus companheiros são o mote da exposição “Ecoa – recortando a dor”, aberta na noite desta terça-feira (28), na Sala Lindolf Bell I, do Centro Integrado de Cultura (CIC). Contemplada pelo Edital Lei Aldir Blanc SC 2021, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), nesta mostra a artista Ana Terra apresenta uma série de trabalhos realizados com a técnica do papercutting, uma arte tradicional chinesa de cortes em papel.

A sutileza dos recortes e do material contrapõem a dureza do tema. As frases que movem o trabalho aludem ao psicológico, emocional e político no universo feminino. Desta maneira, o Projeto Ecoa traz a força e a delicadeza, trabalhando o corte de maneira “afiada”.

“Ouvir minhas próprias dores foi o ponto de partida para ouvir a dor alheia. E toda essa dor ECOA, porque quando achamos tê-la superado, ela volta reabrindo cicatrizes. Esta mostra é portanto, um convite à reflexão, tanto para o agressor quanto para a vítima, porque muitas vezes, nem um, nem outro se percebe como tal”, destaca a artista.

Ana Terra é artista visual, ourives, designer de jóias e musicista. Formada em Design de Moda, nos últimos 12 anos vem aplicando técnicas com materiais alternativos nas peças da sua própria marca de acessórios, sempre buscando parcerias com artistas plásticos e gráficos da cidade valorizando a cultura local. Atualmente é diretora de bateria da Escola de Samba União da Ilha da Magia.

Serviço:

  • O quê: Exposição “Ecoa – recortando a dor”, da artista Ana Terra
  • Visitação: até 25/04/2023. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
  • Onde: Sala Lindolf Bell I – Centro Integrado de Cultura (CIC).Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC.
  • Entrada gratuita