A arte que passeia entre o abstrato e o figurativo, desnudando a condição humana, é uma das características que pode ser observada nas pinturas de Rosina de Franceschi. Um pouco da trajetória da artista plástica de Blumenau, que inclui mais de 300 exposições e obras em importantes acervos, museus e instituições no Brasil e no exterior, poderá ser conferida na mostra “40 anos de pintura”, que abre nesta quarta-feira, dia 28, no Norte Shopping.

A exposição reúne 10 obras de diferentes fases da artista, que costuma utilizar as técnicas de acrílica sobre tela, lona e Eucatex. Um dos trabalhos que se destaca é uma tela de 6 metros de comprimento, pintada em cerca de 3 horas no pátio da Furb. “Este trabalho foi feito ao vivo e enquanto eu pintava a tela as pessoas podiam observar todo o meu processo artístico”, conta Rosina.

Entre as pinturas, que estarão expostas em dois espaços diferentes do shopping, também está uma tela abstrata que apresenta uma explosão de cores, em tons de verde, laranja e vermelho.

“Sempre morei em ruas sem saída em Blumenau e nesta obra quis mostrar toda a exuberância da nossa Mata Atlântica. É uma obra que nunca foi exibida, então os visitantes da exposição no Norte Shopping terão a possibilidade de vê-la pela primeira vez”, ressalta.

Outro trabalho exposto são telas que retratam musicistas.

“Nessas obras relaciono figuras humanas com a música. São rostos, mas que não são muito detalhados. Presume-se que sejam mulheres, mas na verdade elas não têm sexo. A arte não tem sexo. A diversidade e as questões de gênero, inclusive, foram tema de pesquisa na minha pós-graduação e no meu mestrado em Educação”, comenta Rosina.

 

O entorno feminino, no entanto, está muito presente no trabalho da artista. “Abordo questões sociais e dou visibilidade às mulheres porque na história da arte, elas sempre foram ignoradas. Poucas mulheres foram reconhecidas como grandes pintoras. Nos meus estudos percebi que desde antes do Renascimento havia mulheres que pintavam, mas o machismo, o mundo masculino sempre deu um jeito de obscurecer a história delas. Eu desnudo a condição humana. Às vezes estão bem escondidas no abstrato, mas são estas as narrativas implícitas nas minhas pinturas”, destaca.

Sobre a artista

Mestre em Educação, artista plástica visual e arte-educadora, Rosina de Franceschi é natural de Concórdia. A artista, que pintava desde a infância, chegou a Blumenau em janeiro de 1979 com o objetivo de cursar faculdade de Artes. Em sua trajetória como artista plástica foram cerca de 300 exposições, entre coletivas, individuais, leilões e salões de arte em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, além de países como Argentina, Uruguai, Japão, Londres, Itália e Irlanda.

Rosina também atuou como professora de Artes nas redes pública e particular de ensino e no curso de Artes Visuais da Furb. Foi a primeira coordenadora dos cursos de Artes da Uniasselvi/Avantis, de Balneário Camboriú. Nos últimos anos tem se dedicado à pintura, instalações e outros trabalhos de arte contemporânea, além de ministrar oficinas de Artes Visuais e Arteterapia em sua casa-ateliê.

 

 

 

Agende-se

O quê: Mostra “40 anos de pintura”, da artista Rosina de Franceschi

Onde: Norte Shopping, em dois espaços (ao lado da Hope e ao lado do Café João e Maria)

Quando: Abre nesta quarta-feira, dia 28. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 30 de junho

Quanto: Entrada gratuita