Exposição em Joinville aborda o racismo de cada dia

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

04/04/2019 - 08:04 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

O bom filho a casa torna. Sérgio Adriano H, artista visual contemporâneo mais importante de Santa Catarina na atualidade, volta a expor em Joinville a partir desta quinta-feira (4), quando inaugura a mostra “Palava Tomada” na galeria do Sesc Joinville. A abertura ocorre às 20h, e a exposição segue até 24 de maio, das 8h às 20h.

“Palavra Tomada” apresenta 21 obras, entre fotografias, objetos e vídeos. Em comum, elas trazem o posicionamento do artista contra o racismo expressado por meio da palavra falada e escrita. É um chamado interno referente a sua existência e a de 50% da população do País, formada por negros.

“É preciso investigar o passado histórico e anular os apagamentos propositais da construção da cultura/imagem negra no Brasil”, afirma o artista.

Entre os trabalhos apresentados estão o livro Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa cortado a laser, cuja sombra projeta na parede a palavra “mata”. Também consta uma instalação com 12 roupas brancas, de tamanho infantil, que trazem ditados populares e comentários racistas coletados nas redes sociais.

“Nascer negro no Brasil é nascer morto, é nascer rotulado, é nascer carimbado”, ressalta Sérgio, para quem a arte pode ser um grande instrumento para levar as pessoas a refletirem sobre a vida em sociedade.

“Em um mundo cada vez mais conectado na ignorância coletiva, a arte cumpre seu papel resiliente no despertar dos questionamentos e na liberdade individual de pensar, concluir e se expressar. Parte do meu trabalho é desconstruir verdades apresentadas, e um exemplo disso pode ser o racismo invisível, o preconceito que leva a morte moral e social de milhões de negros”.