Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado dia 11 de fevereiro, o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² promove, durante esta sexta-feira, sábado e domingo (9,10 e 11), a exposição “Mulheres que fizeram história na astronomia e astronáutica”. O projeto é desenvolvido pela Liga Norte Nordestina de Astronomia (LINNEA), com o objetivo de dar destaque e visibilidade às contribuições femininas nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. A exposição acontece durante o horário de funcionamento do parque, das 9 h às 21 h.

Segundo a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andreia Zomer, a exposição é voltada para todas as idades, que procuram compreender melhor a história da ciência. Ao todo, serão 22 banners que ilustram a história de grandes nomes que contribuíram para o avanço da astronomia em todo o mundo. Entre elas, Valentina Tereshkova, primeira mulher a ter ido ao espaço, Caroline Herschel, primeira mulher a receber remuneração por realizar pesquisas astronômicas, e Aganike, mulher africana responsável por estudos do globo celeste e constelações.

“Essas são algumas das 22 mulheres que terão destaque em nossa exposição durante esse final de semana no Parque Astronômico. São personalidades que contribuíram com a grandiosa história das mulheres e meninas na ciência. Mulheres incríveis que tiveram participação direta ou indireta nas descobertas do universo. Algumas delas premiadas e reconhecidas por suas descobertas científicas”, explicou.

Clube de Astronomia

Em Criciúma, o projeto Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, acontece em escolas da rede municipal de ensino e conta com 60% do público feminino. O objetivo é incentivar e levar os estudantes a compreensão da linguagem científica, utilizando temas atuais relacionados com a Astronomia e Astronáutica. As atividades acontecem no contraturno escolar.

“As meninas têm um papel fundamental nos clubes, e estão sempre empolgadas nos encontros, fazem muitas perguntas, são curiosas, comprometidas e responsáveis. Sou muito grata por incentivar e mostrar que a astronomia e a ciência são para todos. Com certeza, elas dão um brilho especial aos encontros”, ressaltou a professora dos Clubes de Astronomia Estrelas Carvoeiras, Saron Rose Faraco Schardos.

Agenda para visita

A agenda de visitas escolares no Parque Astronômico está aberta. Professores podem realizar o agendamento por meio do telefone (48) 3431-0400 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os horários para visita de segunda a quarta-feira são: 8h30, 10h, 13h30 e 15h. De quinta a sexta-feira, os horários são: 8h30, 10h, 13h30, 15h e 19h.

Funcionamento do parque

O parque é aberto diariamente, das 9h às 21h. As atividades de observações nos telescópios ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. Já as sessões guiadas no parque e no planetário digital, ocorrem de quinta-feira a domingo, em três horários: 15h, 17h e 21h.

O ingresso para participar das sessões do planetário custa R$ 10 por pessoa e pode ser adquirido no local. Crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e de alunos de escolas públicas municipais, particulares, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas públicas e particulares de outros municípios que desejam participar das sessões têm direito a meia entrada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400.