Exposição de fotógrafo jaraguaense resgata o valor das tradições indígenas no Brasil

Por: Elissandro Sutil

19/04/2017 - 11:04 - Atualizada em: 20/04/2017 - 11:57

Desde que visitou a Amazônia, em 2013, o fotógrafo Marcelo Luis manteve adormecido o desejo de criar uma mostra com as fotografias que capturou na região. Agora, ele finalmente transformou este sonho em realidade e a exposição “Ritos do Yurupari” pode ser visitada a partir desta quarta-feira, 19, até o dia 14 de maio no Espaço Cultural do Jaraguá do Sul Park Shopping.

IMG_5844

Segundo Marcelo, as fotos registram momentos dos índios da tribo Dessana Tukana, localizada na Reserva São João do Tupé, em Manaus. “Capturei principalmente o ritual Yurupari, que eles celebram simbolicamente em respeito aos antepassados”, explica. A cerimônia serve para comemorar o começo de um novo ano e para agradecer pelas boas colheitas.

IMG_5849

Durante a viagem, que durou 10 dias, o fotógrafo conheceu duas comunidades indígenas e se surpreendeu com o que encontrou. “Foi um contato que confirmou algumas coisas que eu acredito”, revela.

“Algumas coisas com as quais nos preocupamos agora, eles já sabiam há muitos séculos”, afirma. “Hoje tenho a certeza de que estamos todos interligados e que somos parte de algo muito maior”, declara.

IMG_5855

Lançada no Dia do Índio, a mostra tem a intenção de resgatar os aspectos de uma cultura que está se perdendo. “A cultura indígena perde um fragmento todos os dias”, lamenta Marcelo. “Preservar esta história significa resgatar a nossa própria origem e lançar uma reflexão sobre tudo que vivemos hoje”, garante.

IMG_5850

A exposição “Ritos do Yurupari” pode ser visitada gratuitamente das 10h às 22h no Espaço Cultural do Jaraguá do Sul Park Shopping de 19 de abril até 14 de maio. Não deixe de conferir!

IMG_5847