Experimental Big Band, formada só por músicos jovens, estreia nesta semana com shows em Araquari e Joinville

Divulgação/Experimental Big Band

Por: Pedro Leal

28/08/2024 - 16:08 - Atualizada em: 28/08/2024 - 16:30

Depois de meses de preparação, a Experimental Big Band, primeira big band sub30 de Santa Catarina, formada exclusivamente por músicos de até 29 anos de idade, estreia no próximo fim de semana, com espetáculos em Araquari, no sábado, e Joinville, domingo (veja agenda abaixo).

Até o final de setembro, a banda leva o projeto a mais três cidades: Guaramirim, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. O acesso a todos os espetáculos é gratuito – mas a organização vai recolher alimentos não-perecíveis para doação a entidades sociais dos municípios abrangidos.

A Experimental Big Band nasce com 16 componentes, vindos de Joinville, Blumenau, Florianópolis, São José, Schroeder, Barra Velha e Camboriú: Alan Pedro Liba Fróes (sax barítono), Alexander França Silva (bateria), Ana Júlia de Lima (piano), Anthony Macêdo (sax tenor), Gabriel dos Santos (trompete), Gabriel Alves (trompete), Guilherme Espindola (guitarra), Jezriel de Souza (trompete), Juan Bastos (sax alto e flauta), Julio Leduc (sax alto), Leandro Guimarães (trombone tenor), Leonardo de Almeida (sax tenor), Luan Bastos (trompete), Maicon Machado (contrabaixo), Michele Schade (trombone tenor) e Yohan Prestes (trombone tenor). O time se completa com dois músicos convidados, para o trombone baixo: Luciano Victorino da Costa, de Blumenau, e Evandro Hasse, de Itajaí.

“Estou superfeliz em participar do projeto. Nunca havia tocado em uma formação como esta”, comenta a trombonista Michele Schade, que se sentiu acolhida pelo grupo desde o primeiro ensaio. “A linguagem da Big Band está ficando mais natural para mim, o que me deixa empolgada. O número de mulheres tocando trombone no Brasil é bem reduzido, então vejo que isso traz representatividade. Quando a gente toca um repertório mais desafiador, as meninas admiram bastante. E é um dos motivos pelos quais eu estudo, não desisto e sigo em frente.”

Calcado em um repertório jazzístico genuinamente brasileiro, de Pixinguinha a Hamilton de Holanda, de Noel Rosa a Hermeto Pascoal, o espetáculo reúne peças consagradas com arranjos contemporâneos e, também, composições inéditas dos próprios músicos.

“O grupo está empolgado, e com uma enorme gana de tocar”, adianta o diretor artístico e regente, Cláudio Moraes, lembrando que o formato de Big Band escolhido para o projeto remete ao jazz norte-americano dos anos 1920 a 1950, sendo reconhecido por grandes nomes como Duke Ellington, Benny Goodman e Frank Sinatra. No Brasil, destacam-se a histórica Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, e as atuais SpokFrevo Orquestra e Soundscape Big Band.

Sobre o projeto

A Experimental Big Band é uma iniciativa da Sarau# Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. O projeto conta com o apoio do Campus Park Unisociesc, além do incentivo de importantes parceiros como Schulz Compressores, Ciser, Celesc e ICRH – o braço social do Grupo Tigre.

Programação de shows

  • ▪ 31 de agosto, 16h, Auditório do IFC, Araquari
  • ▪ 1º de setembro 10h30, Feirinha do MAJ, Joinville
  • ▪ 14 de setembro, 16h, Auditório do Cedup Prefeito Manoel Aguiar, Guaramirim
  • ▪ 28 de setembro, 19h, Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, São Bento do Sul
  • ▪ 29 de setembro, 16h, Cine Teatro X de Novembro, São Francisco do Sul
  • Foto: Gabriel Bazt
  • Assessoria de imprensa Experimental Big Band: Mercado de Comunicação. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). WhatsApp (47) 98403-2745

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).