Existem apenas quatro cores de passaportes no mundo todo e o significado disso vai te surpreender

Por: Elissandro Sutil

20/03/2017 - 15:03 - Atualizada em: 21/03/2017 - 16:30

Depois de ler o título dessa matéria algumas perguntas devem estar passando pela sua cabeça não é mesmo? “Existem outras cores de passaportes?”, “Por que a cor do passaporte brasileiro é azul?” e “Qual o significado das cores dos passaportes pelo mundo?” devem ser alguns desses questionamentos. Mas calma que nós vamos explicar tudinho. Olha só:

Sim, só existem apenas quatro cores de passaportes no mundo todo.

passports-more-e1435313737544

Independente de onde o passaporte for emitido, ele terá uma dessas quatro cores: azul, verde, vermelho e preto. A tonalidade do documento pode variar de país para país, mas todos seguirão essas cores primárias como base. Cada cor tem um significado e um nível de popularidade de uso.

O passaporte vermelho é o mais comum no mundo

main-qimg-ce4fe317143cacc981c278aeafa1312f

Esta cor de passaporte é a mais comum no mundo e geralmente é adotada por nações que tiveram contato intenso com governos comunistas. Este é o caso de países como a China, Sérvia, Rússia, Romênia e Polônia. Os países que são membros da União Europeia, com exceção da Croácia, também usam passaportes com tons de vermelho.

O passaporte azul representa o “novo mundo”

novo_passaporte-1

A cor adotada para os passaportes brasileiros foi escolhida por representar o novo e é geralmente adotada por países da América do Norte e da América do Sul. Na América Latina, o azul também representa o Mercosul, bloco econômico formado pela Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Dos nossos vizinhos, apenas a Venezuela não adota o passaporte azul. Lá eles usam a cor vermelha.

O verde é a cor dos países muçulmanos

537117-passport-1366233641

A maioria dos países onde o Islã é a religião predominante adota o verde como a cor do passaporte. O verde é conhecido como a cor favorita do profeta Maomé e também representa a vida e a natureza. Os cidadãos de alguns países africanos, como Nigéria e Costa do Marfim, também são adeptos da cor.

Os passaportes de cor preta são os mais raros

Immigration-to-New-zealand

A cor preta é usada por pouquíssimos países, por isso é considerada rara. Alguns países africanos como Angola, Zâmbia e Congo adotam a cor.  O país mais famoso que utiliza o preto como cor do passaporte é a Nova Zelândia.

Veja esse mapa pintado de acordo com as cores que cada lugar adota para o seu passaporte:

avGQQKE_700b

Pronto, agora você sabe tudo sobre as cores dos passaportes ao redor do mundo e da próxima vez que um gringo perguntar o porque do seu passaporte ser azul você vai ter a resposta na ponta da língua.

Fonte: 9gag