Veja fotos do projeto da nova atração turística de Jaraguá do Sul

Foto Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

06/12/2019 - 13:12 - Atualizada em: 13/12/2019 - 11:42

O futuro não se constrói sem as bases do passado. E quando essa base é uma estrutura sólida e carregada com a história de desenvolvimento de uma cidade, melhor ainda.

Cerca de 106 anos depois que foi construído, o pilar que sustentava a antiga Ponte Abdon Batista, no Centro de Jaraguá do Sul, terá mais uma vez a responsabilidade de sustentar a grandeza do município.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Planejamento e Urbanismo, se prepara para licitar a construção da Ponte da Contemplação, aproveitando a estrutura do pilar no Rio Itapocu.

O diretor de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura, Otoniel da Silva, conta que, como o nome já diz, a nova ponte será voltada para a contemplação do rio e da sua bela margem.

Foto Divulgação/PMJS

O espaço estará aberto apenas para pedestres e ciclistas, não servirá para a passagem de carros. Além da beleza natural, o local é um dos acessos à Jaraguá do Sul, justifica o diretor.

“Até hoje a cidade sempre se voltou, sempre ficou de costas para o rio, e acho que a gente tem que mudar esse conceito, tem que aproveitar essa parte natural que a gente tem e usar para lazer, para fazer exercícios”, avalia Silva.

Verba para a execução da obra

O projeto da nova ponte foi doado à Prefeitura pela iniciativa privada. Por isso, explica o diretor, a equipe do Planejamento está fazendo as adequações no projeto para que esteja dentro do padrão exigido no setor público.

A estimativa é que esse trabalho esteja concluído entre fevereiro e março do ano que vem. Com essa etapa concluída, a Prefeitura poderá licitar a obra.

Silva informa que ainda não há um orçamento definido, mas calcula que será uma obra de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões, recursos que já estão garantidos pela Prefeitura, afirma o diretor.

O projeto prevê intervenções nas duas margens do rio, mas não será preciso fazer desapropriações, já que um dos terrenos pertence ao Município e o outro lado termina em uma rua que já existe.

A história do pilar

Ainda na época da colonização, nos anos 1910, a população de Jaraguá do Sul precisava atravessar o Rio Itapocu de balsa para poder escoar a produção agrícola.

Os colonos saíam do trapiche ao lado do comércio de Jorge Czerniewicz, que ficou conhecido como Porto Czerniewicz.

Depois que uma primeira ponte, pequena e frágil, acabou sendo levada por uma enchente em 1911, o deputado estadual Abdon Batista conseguiu intervir para que uma ponte destinada a outro país, mas que veio à Florianópolis, permanecesse em santa Catarina e fosse levada para a Colônia Jaraguá.

 

Com um enorme pilar de pedra, a estrutura foi edificada entre as ruas Hugo Braun, próxima à agência Besc (atual Bradesco), e Max Wilhelm.

O pilar do Rio Itapocu é tombado como patrimônio histórico. Para o diretor de Planejamento e Urbanismo Otoniel da Silva, o projeto da nova ponte é uma forma de preservar a estrutura e a memória da cidade.

“Uma das formas de você preservar um bem tombado é cuidar do entorno dele, fazer com que ele seja visto pelas pessoas. Essa é a ideia, hoje ele fica lá meio isolado, não chama tanta atenção. Com um projeto desse acho que vai valorizar ainda mais aquele espaço”, afirma.

Veja as fotos do projeto da Ponte da Contemplação

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

Foto Divulgação/PMJS

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger