A bailarina Amanda Gomes, de 22 anos, formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e Primeira Bailarina do Balé e Ópera de Kazan, da Rússia, conseguiu mais uma proeza em sua carreira longe de Joinville, para onde se mudou em 2004, vinda de Goiânia com a família. Acostumada a premiações, ela chega ao topo ao ser indicada ao Benois de La Dance 2018, considerado o “Oscar do balé”. A nomeação a melhor bailarina de 2017 se dá por sua performance como protagonista do balé “Esmeralda” (assista abaixo).
Entre as concorrentes desta edição estão ninguém menos que Svetlana Zakharova, Primeira Bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou; Ako Kondo, Principal Bailarina do Australian Ballet; Sae Eun, Primeira Bailarina da Ópera Nacional de Paris. Outros concorrentes brasileiros são Deborah Colker, Jorge Du Peixe/Berna Ceppas e Gringo Cardia, indicados pelo espetáculo “Cães sem Pluma”, que a Cia. de Dança Deborah Colker apresentou no Festival de Dança de Joinville no ano passado.
O Benois de La Dance foi criado em 1992, em Moscou, pela União Internacional da Dança. O evento premia vários setores no meio da dança, entre bailarinos, coreógrafos e profissionais da área. A cerimônia de premiação acontecerá em 29 de abril, Dia Mundial da Dança, no Teatro Bolshoi de Moscou.
Foto de Ramis Nasmiev