EVO 2020, maior torneio de jogos de luta do mundo, é cancelado em meio a acusações de pedofilia

Por: Pedro Leal

03/07/2020 - 11:07 - Atualizada em: 03/07/2020 - 11:09

O principal tornei de jogos de luta do mundo, o EVO 2020, já havia passado a um formato on-line por conta da pandemia do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (2), outra bomba para os fissurados pelo gênero: o torneio, que ocorreria de 31 de julho a 2 de agosto, foi cancelado.

O motivo, grave: acusações de abuso sexual de menores contra o CEO da EVO, Joey “Mr Wizard” Cuellar.

Segundo as acusações, Cuellar teria se aproveitado de meninos e adolescentes dentro da chamada FGC – A “Comunidade de Jogos de Luta” – oferecendo a eles fichas e dinheiro em “desafios” que envolviam ficar seminus e exibir seus genitais.

A organização do evento emitiu uma declaração anunciando a separação total de Joey Cuellar da EVO, colocando Tony Cannon como o novo CEO.

 

“O progresso não acontece da noite para o dia, ou sem a coragem daqueles que falam contra comportamentos inapropriados e injustiças,” disse a EVO numa declaração.

“Estamos chocados e tristes por estes eventos, mas estamos a ouvir e comprometidos em fazer todas as mudanças necessárias para tornar o EVO num modelo melhor para uma cultura mais forte e mais segura”.

Pouco antes do cancelamento formal da EVO, grandes nomes do gênero, entre eles Capcom – responsável pela série Street FIghter – Netherrealms – dos jogos Mortal Kombat -e Bandai Namco – da série Tekken – anunciaram que não iriam mais participar do evento, dando como certo o cancelamento.

 

 

Joey Cuellar também publicou uma declaração, comentando que “nunca quis magoar ninguém”. O ex-CEO admite as acusações, mas descoversou dizendo que “era jovem e imprudente, fiz coisas das quais não me orgulho”.

Realizado anualmente desde 1996, o Evolution Championship Series foi estabelecido por Tom “inkblot” Cannon, Tony “Ponder” Cannon, Joey “MrWizard” Cuellar, e Seth “S-Kill” Killian.

De 1996 a 2000, era realizado no Golfland arcade, em Sunnyvale, California – palco também das acusações contra Cuellar. Em 2006 passou a ser oficialmente patrocinado pela Capcom e foi ganhando relevância, se tornando um dos maiores eventos de “e-sports” do mundo.

Servia também como um “showroom” para lançamentos no gênero de jogos de luta, que perderam relevância no mercado com a morte dos arcades na década passada.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul