Eventos culturais voltam com a presença de público em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/09/2021 - 06:09 - Atualizada em: 21/09/2021 - 09:05

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, inicia esta semana o calendário de eventos culturais previstos para até o fim do ano. Estão contemplados eventos tradicionais que foram cancelados em 2020 por conta da pandemia.

Agora os eventos poderão contar com a presença do público, como o Jaraguá em Dança. A 27ª sétima edição do festival de dança inicia na quarta-feira (22), e vai até o dia 3 de outubro, no Grande Teatro da Scar.

Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, neste evento já tem a possibilidade da participação de 20% do público no teatro. “Para nós já é uma alegria poder fazer o evento com uma parcela de público”, diz a secretária.

As medidas sanitárias necessárias para evitar o contágio da Covid-19, como distanciamento social e higiene, serão aplicadas para os participantes, tanto no dia do evento quanto nos ensaios. Mas ainda assim está mantida a transmissão on-line e ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura, Youtube e Facebook para as pessoas que preferirem assistir de casa e até para os grupos de risco poderem acompanhar também.

O Jaraguá em Dança terá a apresentação de 33 entidades, 1.225 bailarinos, 55 coreógrafos, 73 auxiliares e 195 coreografias divididas em 15 sessões.

Na quarta-feira (21), às 19h, haverá o lançamento do festival com uma noite de gala e evento celebrativo destinado aos coreógrafos, além da apresentação especial com Edson Nascimento, da Escola de Dança da Scar. Na ocasião, haverá o lançamento do videoclipe oficial do evento, também com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria.

Confira ao lado os eventos culturais que compõe o calendário organizado pela Secel dos meses de setembro a dezembro.

Jaraguá em Dança

Nesse ano o festival Jaraguá em Dança acontece dos dias 22 de setembro a 3 de outubro, na Scar. O evento é considerado um dos maiores da modalidade no Estado.

O objetivo é realizar uma amostra com o intuito de promover a “Dança Educação”, valorizando o intercâmbio entre os agentes desta arte e estimular a pesquisa em todos os estilos.

Tradições Germânicas

O calendário de eventos culturais conta com um evento novo. O Encontro das Tradições Germânicas acontecerá entre os dias 19 e 20 de novembro na Scar. O objetivo desse evento é reunir as bandas que tocam na Schutzenfest, as bandas locais e os grupos folclóricos. Terá a presença do público que é permitido pelos protocolos e transmissão online.

Feira do Livro

A famosa Feira do Livro também está na programação do calendário. O evento acontecerá na Scar entre os dias 2 a 12 de dezembro. A entidade abrigará também o Festival de Violão e o Intejs (Integração de Teatro Estudantil de Jaraguá do Sul).

Foto: Arquivo

Programação natalina

Os eventos natalinos já estão com data marcada também. No dia 11 de novembro acontecerá O acendimento das luzes de Natal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O acendimento das luzes de Natal contará com a Orquestra Jovem da Scar e Papai Noel, bem no clima natalino.

Decoração de 2018 encantou o público | Foto Divulgação/PMJS

 

Encontro no parque

Já no dia 12 de dezembro, das 15h às 22h, está programado para acontecer no Parque Linear Via Verde, um evento de lazer com a participação do Padre Ezequiel. As atrações envolvem atividades de esporte, cultural e lazer para diversas idades. A última edição, em 2019, atraiu cerca de 8 mil pessoas. A Secel está organizando para que o evento aconteça ao ar livre se for permitida a presença de público, com várias atividades esportivas e culturais e contará também com a vinda do Papai Noel. Se não for permitida a presença do público o Padre Ezequiel tem a proposta de percorrer a cidade com um caminhão.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp