No último mês, a trend ‘eu sou … e é claro que’ viralizou no tik tok, ironizando diversas situações que um público maior se identifique.
Pensando nos catarinenses, fizemos uma lista de coisas que só quem mora em Santa Catarina entende.
Confira:
Claro que eu como pão com chimia…
“Chimiar o pão” é uma expressão utilizada em algumas regiões do sul do Brasil, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, significa passar manteiga, margarina ou algum outro acompanhamento no pão.
Claro que eu sempre saio de casa com um casaquinho por que nunca sei quando vai ficar frio ou chover…
Aqui em Santa Catarina, é muito comum às 8h estar um sol lindo e, às 10h, ter um temporal. Por isso, todo catarinense sempre carrega consigo um casaco ou uma sombrinha.
Claro que eu como acerola e tangerina (ou bergamota) direto do pé…
Comer uma fruta diretamente do pé significa consumi-la no momento em que é colhida, sem nenhum tipo de processamento ou armazenamento. Isso geralmente ocorre em áreas rurais ou onde as frutas são cultivadas.
Claro que eu já ouvi: ‘mas morreu de morte morrida?’
A expressão “morrer de morte morrida” é uma forma de enfatizar uma morte que ocorre de maneira natural ou inevitável, sem intervenção externa ou acidental.
Claro que aos domingos é churrasco e maionese…
O típico almoço de domingo com a família reunida e é claro que na sobremesa tem um sagu ou pudim da vovó.
Claro que em Outubro e Novembro o point é Blumenau e Jaraguá do Sul…
As festas típicas Okctoberfest e Schutzenfest são de uma alegria enorme para os catarinenses. As cidades recebem visitantes de todo o estado para prestigiar os eventos.
Claro que eu já comi chuleta com polenta…
A polenta é um prato tradicional da culinária italiana, feito a partir de fubá de milho cozido. A chuleta é um corte de carne bovina que costumeiramente é preparado na chapa.
Claro que eu sei que a melhor banana é a de Corupá..
Reconhecida por sua qualidade e sabor distintivos, essa banana é apreciada por sua doçura e textura macia. Cultivada em condições ideais de clima e solo na região, a banana de Corupá é colhida quando está perfeitamente madura.
Claro que nas festinhas jovens toca mega funk…
O ‘mega funk’ é conhecido por ser uma vertente do funk mais agitada e festiva. Frequentemente tocada em eventos, festas e clubes noturnos, estilo muito popular entre os catarinenses.
Claro que eu já ouvi: ‘mas você sempre vai no Beto Carrero?’
O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina, localizado em Penha. Por isso, muitos turistas o associam com os catarinenses.