Estreia do espetáculo virtual Sujo Inquérito ocorre nos dias 17 e 18 de abril

Nos dias 17 e 18 de abril, ocorrem as apresentações de estreia do espetáculo virtual Sujo Inquérito. Peça de teatro com textos de Fernanda Diniz, e citações da obra O Santo Inquérito, de Dias Gomes. A montagem aborda e reflete a submissão não consentida da mulher em todos os âmbitos da sociedade, e as inquisições dos corpos que pecam por apenas existirem.

As apresentações acontecem às 20h e às 18h, respectivamente, pelo canal do YouTube http://bit.ly/3kK9fmQ. A classificação etária é acima de 14 anos e todas as ações contarão com interpretação em Libras.

O espetáculo virtual Sujo Inquérito conta com a atuação dos atores Fernanda Diniz e Lucas Henck, direção do artista Sid Ditrix e tradução em Libras da intérprete Cynthia Philippi.

“Fazer a montagem de um espetáculo durante a pandemia está sendo um experimento cênico bastante desafiador, mas muito rico em possibilidades de criação também. Vamos percebendo o que podemos fazer com aquilo que temos a nosso alcance, e isso é muito valioso. Sem falar em trabalhar com o texto ‘O Santo Inquérito’, de Dias Gomes, como disparador para a nossa obra e ver como esse texto, escrito em 1966, ainda comunica e se desdobra na atualidade”, comenta a atriz e proponente do projeto Fernanda Diniz.

“O texto de Dias Gomes nos mostra uma dura realidade ainda presente nos dias de hoje, como, por exemplo, o feminicídio e a opressão. A obra nos permite um mergulho necessário sobre as relações humanas e suas engrenagens. Onde encontramos um debate que parece eterno sobre as ideologias e o que de fato é feito enquanto práticas sociais”, acrescenta Fernanda.

O projeto Espetáculo Virtual Sujo Inquérito, de Fernanda Diniz, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Blumenau.

 

Como contrapartida social do projeto, no dia 18 de abril, logo após a apresentação, ocorre uma roda de conversa on-line com os integrantes do espetáculo virtual Sujo Inquérito, sobre o processo de criação e montagem da obra. A ação será gratuita e aberta à comunidade pelo canal do YouTube e contará com tradução em Libras.

 

SERVIÇO
Estreia do espetáculo virtual Sujo Inquérito
Nos dias 17 e 18 de abril, às 20h e 18h, respectivamente
Entrada gratuita, pelo canal do YouTube
Todas as ações do projeto contarão com interpretação em Libras
Classificação indicativa: 14 anos.