Em uma parceria entre a Vila Germânica e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), pela primeira vez os trajes oficiais usados pelas realezas da Oktoberfest serão escolhidos pelo público.

Os alunos do curso de moda da Furb foram convidados para fazer o desenho e entre os três projetos finalistas está o de Ellen Baumgarten, de Massaranduba.

Dentre os mais de 40 estudantes que participaram do evento, a comissão organizadora escolheu somente três, que poderão ser votado pelo público para decidir qual traje as realezas utilizarão na Oktoberfest 2018. Os alunos precisaram respeitar uma série de critérios ligados a cultura germânica.

Cursando o oitavo semestre de Moda, Ellen Baumgarten, de 22 anos, contou que primeiramente pensou em um conjunto que deixasse uma identidade visual harmoniosa quando a rainha e as princesas andassem juntas.

"Meu traje foi desenvolvido pensando no porte e na opulência da realeza, nas cores tradicionais dos vestidos típicos e na mobilidade que elas precisam para os dias da festa", relata.

Cores selecionadas

A estudante disse que a escolha das cores foi feita de maneira que a rainha tenha seu destaque em vermelho, por ser uma cor da realiza. E as cores das princesas foi pensada em estudo dos trajes típicos germânicos originais, ficando no azul escuro e verde oliva.

Já os tecidos foram escolhidos para se adequar ao modelo proposto e que transmitissem as qualidades da realeza sem perder a tradição germânica. "Um dos critérios da Vila Germânica é que todos os materiais para confeccionar os vestidos sejam comprados em Blumenau", comenta Ellen.

Além de estar cursando moda, Ellen também é formada em Trend Forecasting no Istituto Marangoni, em Milão. Um curso para profissionais de moda e design que visa passar conhecimentos e tendências com aplicação de pesquisa sobre o ramo.

Os três projetos finalistas tem características diferenciadas. O primeiro é mais descontraído, enquanto o segundo carrega um ar mais clássico. Já o terceiro foi projeto pensando na atualidade. A votação vai somente até o dia 27 de julho, quando o vencedor será anunciado. Os trajes serão apresentados ao público no dia 30 de agosto.

Quer receber as notícias no WhatsApp?