Este inverno será mesmo o mais frio dos últimos 100 anos ou é boato?

Por: Elissandro Sutil

24/04/2018 - 09:04 - Atualizada em: 24/04/2018 - 09:53

Falta pouco para o inverno chegar – 21 de junho, pessoal! Mas parece que nem vai fazer todo aquele frio que estávamos esperando. Se algum amigo ou familiar compartilhou com você a notícia de que o Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos, avise a todos: É FALSO!

Nos últimos dias, diversos especialistas de todo o país desmentiram a notícia afirmando, ainda, que a probabilidade é exatamente oposta: é esperando um inverno até um pouco mais quente do que a média.

Mas será que isso se aplica a Santa Catarina? E Jaraguá do Sul? Fomos atrás desta informação, junto da Epagri/Ciram, que é o centro de meteorologia referência aqui do Estado.

Segundo o Ciram, não existe essa previsão de frio rigoroso, e o inverno deve acontecer dentro da normalidade. Ainda não é possível dizer com detalhes como vai ser a estação, pois no fim desta semana será feita uma reunião com especialistas do Estado para analisar como serão os próximos três meses.

“O que é normal acontecer são ondas de frio mais intensas durante o inverno, com quedas bruscas de temperatura, principalmente nas áreas mais altas do Estado”, analisa a meteorologista Gilsânia de Souza Cruz.

Outra informação divulgada foi que este frio chegaria, devido à presença da “la niña”, que tem característica de trazer frio antecipado. Mas a informação não bate, pois a la niña está acabando, prova disso é o veranico que estamos passando neste mês de abril.

Fake news!

Segundo observado pelo site da Exame, o texto que circulava pelas redes tem todas as características de fake News, apontadas pelo Boatos.org. 

Ele tem alguns erros de português (faltam acentos) e gramática (sem concordância de plurais). Além disso, não cita nenhuma fonte confiável. Veja o texto que circulou nas redes sociais:

“O Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos. As simulações atmosféricas confirmaram a indicação que já vinha sendo apontada há alguns dias: 2018 poderá ter o inverno mais rigoroso do ultimo seculo no Brasil. Com as projeções atuais, não seria exagero dizer que os dias no inverno serão congelante. É possível que todo os recordes de frio atuais do Sul, do Sudeste, de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul sejam superados em 2018. Se a previsão se confirmar, ela virá com um espírito realmente “frozen”, para provocar muito frio, neve e geada”.

—-

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

—-

Leia também: