O presidente dos Estados Unidos, Doland Trump, implementou na última sexta-feira (31), uma nova política que passa a exigir links de perfis das redes sociais, das pessoas que pretendem entrar no pais.
Endereços de e-mails e números de telefones usados nos últimos 5 anos também serão exigidos para como informações necessárias para dar entrada no processo de solicitação do visto.
As autoridades estimam que o processo vai afetar em 14,7 milhões de pessoas que entram nos EUA por ano. Pessoas que viajam ao país para fins diplomáticos e oficiais estão isentas de apresentar nome de usuário ou link para o perfil.
Pessoas que viajam a fins turísticos, a trabalho, estudos ou outros devem deixar o link para os perfis das principais redes sociais.
O novo campo para indicar o link das redes sociais usadas já aparece no Formulário de Solicitação de Visto Online para Não-Imigrantes, o DS-160. Por enquanto, o menu suspenso inclui apenas os principais sites de mídia social, mas em breve será possível listar todos os sites utilizados.
Apesar de ter sido colocada em prática apenas agora, o Departamento de Estado norte-americano já havia manifestado sua intenção de implementar esta política em março de 2018.
Na época, a União Americana pelas Liberdades Civis disse que não havia evidências de que o monitoramento da mídia social seria eficaz ou justo, alegando ainda que isso faria com que as pessoas se autocensurassem na internet.
Fonte: Canal Tech
Quer receber as notícias no WhatsApp?