Essa plataforma vai conquistar os escritores independentes de Jaraguá do Sul!

Por: Elissandro Sutil

24/01/2017 - 16:01 - Atualizada em: 25/01/2017 - 09:46

“As novas gerações não gostam de ler”. Parece que o senso comum mais uma vez errou feio! As novas gerações não só gostam de ler, como também amam escrever. Prova disso são os mais de 45 milhões de leitores/autores cadastrados do Wattpad, uma plataforma que dá vez para todos mostrarem seu talento. Lá é possível publicar seu próprio livro e disponibiliza as obras gratuitamente para os leitores de plantão que se interessarem.

Os utilizadores podem editar e publicar um livro na web, trocar ideias e palpitar sobre as obras disponíveis – muitas delas ainda em processo de construção -, além de acrescentar vídeos, gifs e outros recursos multimídia aos textos. Todas as obras são armazenadas em nuvem de arquivos que conecta através de um celular, tablet e computador.

Basta ter acesso à internet, baixar o aplicativo – ou acessar o site – e fazer o login. São milhares de sugestões de leitura, separadas pelos gêneros de maior sucesso: romance, fantasia, ficção científica e terror. É possível “favoritar” obras e seguir o autor.

lercomputador

A plataforma foi lançada em 2006 por dois engenheiros canadenses; foi aí que uma nova era de escrita e sociabilidade começou. De acordo com artigo publicado pelo Jornal Nexo, pessoas ao redor do mundo passam um total de 250 milhões de horas lendo livros no Wattpad, ou seja, 15 bilhões de minutos, 900 trilhões de segundos. :O

Jaraguaense no Wattpad

Nós já tivemos por aqui um jovem jaraguaense, de 17 anos, que publicou um livro de ficção e fantasia em 2016. Mas tudo começou no WattpadErico Lucas Kneubühler iniciou uma conta na plataforma na metade do ano passado e já tem 5 histórias publicadas, incluindo parte do livro físico que foi publicado.

Lançado pela Design Editora e Eventos, o livro foi intitulado de “Coração de Urso“, e conta sobre uma criança que vivia num mundo perfeito, utópico, mas que acaba sendo levada para a imperfeito, onde precisa aprender a viver novamente, a encarar essa nova realidade.

Muitos brasileiros fizeram tanto sucesso com suas obras que tiveram a oportunidade de ver seu trabalho nas livrarias. Veja aqui 10 escritores de sucesso no Wattpad que foram direto para as editoras.

Se interessou? O aplicativo está disponível para Android e iOS, e também pode ser utilizado a partir de um desktop.