Espírito solidário: convide um refugiado para a sua ceia de Natal

Por: Elissandro Sutil

20/12/2016 - 10:12 - Atualizada em: 20/12/2016 - 10:41

Existem mais de 8 mil refugiados registrados no Brasil e quase 28 mil solicitando refúgio. Neste Natal, você pode fazer a vida dessas pessoas um pouco mais feliz convidando-as para a sua ceia. Esta é a ideia central por trás do projeto “Meu Amigo Refugiado”, desenvolvido pela ação social Migraflix.

Refugiado é a pessoa que se vê obrigada a deixar seu país de origem para buscar refúgio em outro lugar por conta da perseguição que sofre devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política. São pessoas que precisaram deixar o seu lar para trás porque tiveram seus direitos humanos violados.

Confira o vídeo do projeto:

A ação “Meu Amigo Refugiado” tem como objetivo promover a troca de experiências entre indivíduos como uma importante ferramenta de transformação da sociedade. Funciona assim: você se cadastra no site para enviar um “convite” para algum refugiado que more na sua cidade.

Depois do convite, os responsáveis pelo projeto dão andamento ao contato e você poderá abrir as portas da sua casa para receber um refugiado durante a sua ceia do Natal. É a oportunidade perfeita para compartilhar o espírito solidário que se fortalece nesta época do ano.

No site oficial do projeto, você pode conferir as histórias de alguns refugiados que estão no Brasil por conta da perseguição que sofreram em seus países de origem. Lá, você também pode fazer sua inscrição e participar da ação.