Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Espetáculo para a educação: Festival de Dança de Criciúma encanta famílias no Teatro Elias Angeloni

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

27/11/2025 - 09:11

Um misto de cores, ritmos e movimentos tomou conta do palco do Teatro Elias Angeloni na noite dessa terça-feira (25). O Festival de Dança “Criciúma: 100 anos em movimento”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Cultural e a Associação Cultural Vidas Esperança, emocionou famílias e celebrou a expressão artística dos estudantes da rede municipal de ensino em um espetáculo que fez parte das festividades do centenário de emancipação político-administrativa do município.

Mais de 30 grupos de dança e 250 bailarinos, entre crianças e adolescentes, se apresentaram diante de um público de mais de 600 pessoas com coreografias que transitaram pelo balé clássico, jazz, ritmos urbanos, danças folclóricas e dança de salão. Cada uma delas carregada de emoção, criatividade e dedicação.

O evento nasceu com o propósito de valorizar os trabalhos desenvolvidos nas escolas e ampliar o protagonismo dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Para o prefeito Vagner Espindola, o festival ultrapassou a esfera cultural ao fortalecer vínculos na escola.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Foi uma noite emocionante, onde vimos a arte aproximar crianças, famílias e escolas. Cada apresentação demonstrou a dedicação dos alunos e o empenho das equipes pedagógicas. Celebrar os 100 anos de Criciúma com tanta criatividade e energia é motivo de orgulho para toda a cidade”, completou.

A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, destacou o caráter formativo e integrador da iniciativa. “O festival não tem caráter competitivo. Nosso objetivo é valorizar talentos, fortalecer o desenvolvimento físico e emocional dos estudantes e estimular a integração social por meio da arte. O sucesso dessa edição mostra que estamos no caminho certo e que esse movimento deve crescer nos próximos anos, envolvendo ainda mais as escolas, professores, alunos e as famílias”, ressaltou.

Arte que transforma e ensina

Pais, responsáveis e familiares lotaram o teatro e vibraram com as apresentações das crianças. Para muitos alunos, essa foi a primeira experiência em um grande palco.

O motorista Rodrigo Luiz destacou a importância do festival para o desenvolvimento do filho Iury, integrante da apresentação do boi Caprichoso pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge da Cunha Carneiro. “É muito importante porque eles aprendem responsabilidade, convivem com outras crianças e ganham confiança. O Iury está muito feliz e nós, como família, muito orgulhosos”, declarou.

As alunas Ana Julia Zeferino Medeiros e Isadora Zabote Jeremias, ambas de 13 anos, também se emocionaram com a estreia no teatro. “É tudo novo para nós. Ensaiamos bastante e estar aqui no palco é especial demais”, afirmou Ana Julia, enquanto Isadora completou que “fiquei nervosa, mas muito feliz em representar a escola”.

A diretora da EMEB Hercílio Amante, Ana Paula Colombo, reforçou a importância da vivência artística no processo educativo. “Essas atividades extracurriculares desenvolvem a motricidade, a disciplina, a socialização e fortalecem o sentimento de pertencimento. No ano do centenário, nossos estudantes celebram a história da cidade com arte, tradição e alegria”, pontuou.

Todos os grupos receberam troféus de participação, reforçando o caráter inclusivo e acolhedor do festival. “Esse reconhecimento é um incentivo para que mais escolas criem grupos de dança e ampliem suas práticas culturais. Quanto mais oportunidades oferecermos, maior será o protagonismo das nossas crianças”, completou a secretária Geovana.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.