O Pequeno Príncipe, uma das montagens mais populares do grupo de teatro O Dromedário Loquaz, terá apresentação gratuita em Florianópolis no dia 30 de novembro, às 18h30. A performance no Boulevard 14/32, da Floripa Airport, será a primeira de uma série de apresentações por sete bairros da Capital até o ano que vem.
A peça estreou em 2017 e segue no repertório do grupo. Baseado na clássica história de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), conta a jornada de um principezinho por diferentes planetas em busca de novos amigos.
A adaptação feita pelo grupo catarinense tem direção de Sulanger Bavaresco e evoca reflexões existenciais de forma leve e sensível. Mostra o encontro do Pequeno Príncipe com personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente e a Raposa, entre outros. Ao final, o menino descobre o segredo do que é realmente importante na vida: o afeto, a amizade e a justiça.
“O Pequeno Príncipe é sempre um respiro de esperança e delicadeza em meio às atribulações que nos assaltam neste mundo acelerado. Assistir o espetáculo é conectar-se com a poesia e momentos de introspecção”, afirma Sulanger Bavaresco, diretora da peça.
Esta será a primeira vez que a montagem será encenada no Boulevard 14/32, um espaço simbólico pela conexão do aviador com a capital catarinense. “A oportunidade de apresentar na Floripa Airport é especial para o Grupo, por promover o encontro do aviador com o Pequeno Príncipe nesse espaço que remete a viagens aéreas e reencontros, e é também a oportunidade de homenagear o escritor/aviador que muitas vezes pousou na Ilha de Santa Catarina e deixou essa obra imortal que encanta o mundo desde sua primeira edição”, diz Bavaresco.
Mais sete bairros até 2026
Depois da Floripa Airport, o grupo O Dromedário Loquaz inicia uma turnê por sete bairros da Capital para apresentar gratuitamente a peça O Pequeno Príncipe. O propósito é democratizar o teatro e levar essa arte para locais que em geral têm pouco acesso a apresentações.
“O interesse do grupo é aproximar a arte das pessoas, nos locais onde elas moram, facilitando e democratizando o acesso à fruição artística. Será lindo, por exemplo, ter núcleos familiares assistindo juntos às apresentações de O Pequeno Príncipe, compartilhando momentos que ficarão na memória afetiva das crianças”, destaca a diretora.
A circulação pela capital será entre dezembro de 2025 e março de 2026. Todas as apresentações têm entrada gratuita. Nos espaços fechados, os convites serão distribuídos nos locais uma hora antes das apresentações, conforme a capacidade.
Mais de 40 anos de história
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 44 anos em agosto de 2025. Sediado em Florianópolis, tem entre os fundadores o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
O Pequeno Príncipe | Sinopse
No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo da jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
A realização do projeto O Pequeno Príncipe tem apoio cultural da Concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis S.A – Floripa Airport, com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal. Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação).
Ficha técnica
- Direção e adaptação: Sulanger Bavaresco
- Elenco: Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Marina Krause, Sandro Maquel, Vinicius Pasinato Damian e Welington Hors
- Criação Musical: Diana Adada Padilha, Maria José Martins e Diego Nunes
- Arranjos: Diego Nunes
- Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani
- Preparação Corporal: Marina Krause
- Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha, Sulanger Bavaresco e Regina Prates
- Animação: Aline Bertusso
- Design Gráfico: Mariana Barardi
- Produção Teatral: Magda Scors Campos
- Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
- Classificação indicativa: Livre
Agende-se
O Pequeno Príncipe, do grupo de teatro O Dromedário Loquaz
- Domingo, 30/11, às 18h30
- Onde: Boulevard 14/32, no Floripa Airport (Rod. de acesso ao Aeroporto, 6.200, Florianópolis)
- Gratuito