Espetáculo “Homens Pink” apresenta quatro sessões gratuitas em Florianópolis

Divulgação

Por: Elissandro Sutil

17/03/2022 - 14:03 - Atualizada em: 17/03/2022 - 14:35

Quase dois anos depois do lançamento do filme documentário, Homens Pink, o espetáculo presencial, que leva o mesmo nome, estreará nos palcos de Florianópolis. A estreia acontece na sexta-feira, dia 18 de março, às 20h no Sesc Prainha. A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos.

O ator e diretor, Renato Turnes, conta que o espetáculo Homens Pink é uma performance documental solo que carrega na sua dramaturgia original os relatos dos homens gays idosos entrevistados para o documentário. Ao longo de 50 minutos, as memórias pessoais de Turnes se fundem com as lembranças emprestadas nos mais diversos temas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros.

“Fragmentos narrativos, fotos, vídeos e objetos ajudam a compor as cenas que celebram o orgulho da ancestralidade LGBTI+”, explica Turnes.

A temporada presencial de estreia contará com quatro apresentações gratuitas, sempre às 20h, nos dias 18, 19, 25 e 26 de março, sendo que a sessão do dia 19, terá acessibilidade em Libras.

Pessoas da comunidade surda, da comunidade LGBTI+ e da rede pública de ensino têm prioridade no agendamento antecipado de grupos. Esse agendamento pode ser feito pelo e-mail cialavaca@gmail.com ou no telefone 48 99138 2322.

O projeto Homens Pink foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Homens Pink – o filme documentário

Durante as duas semanas de temporada, entre os dias 16 a 27 de março, o filme documentário com os relatos dos Homens Pink será disponibilizado no Youtube da La Vaca com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.

O filme, que mostra o encontro do ator e diretor Renato Turnes com nove senhores gays que compartilharam com ele suas memórias, já percorreu, de maneira online, festivais de cinema entre os anos de 2020 e 2021.

Sinopse

Homens Pink é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. No corpo-arquivo em cena, narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um documento performativo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.

Duração: 50min

Ficha Técnica

Direção artística, texto e performance: Renato Turnes

Assistência de criação: Karin Serafin

Iluminação e projeções: Hedra Rockenbach

Edição de vídeos: Marco Martins

Imagens VHS: Carlos Eduardo Valente e Dominique Fretin

Figurinos e máscara: Karin Serafin

Trilha sonora original: Hedra Rockenbach

Arte gráfica: Daniel Olivetto

Fotos: Cristiano Prim

Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli

Produção: Milena Moraes

Realização: La Vaca Companhia de Artes Cênicas

Artistas provocadores: Anderson do Carmo, Vicente Concilio, Fabio Hostert e Max Reinert

A partir das memórias de: Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa, Wladimir Soares

Acervos pessoais gentilmente cedidos pelos entrevistados

Apoio: Rumos Itaú Cultural e Sesc Santa Catarina

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Serviço: Homens Pink – Temporada de estreia do espetáculo (presencial)

Dias: 18, 19*, 25 e 26 de março (* Sessão acessível em Libras)

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 – Centro, Florianópolis/SC)

Entrada gratuita

Classificação: 14 anos

Agendamentos e informações: cialavaca@gmail.com | 48 99138 2322