Escultura de artista plástico de Jaraguá do Sul será exibida no Masp, em São Paulo

Por: Elissandro Sutil

07/05/2019 - 08:05 - Atualizada em: 07/05/2019 - 08:38

O próximo sábado será um dia especial para o ceramista Rogério José Hreczuk Hagedorn, de Jaraguá do Sul. Com a escultura “O Beijo”, ele será o único catarinense a participar do Festival de Cerâmica do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo.

Apenas 19 artistas foram selecionados para a mostra. Feliz pelo reconhecimento, Hreczuck conta que se inscreveu despretensiosamente. “Quando vi, estava entre os 30 melhores”, observa. A notícia da participação veio no fim da semana passada.

O ceramista enviará para São Paulo a obra “O Beijo”, que ficará exposta neste sábado (11) ao público. As duas esculturas que compõem a instalação foram feitas com argila creme e preta, queimada em alta temperatura.

Segundo o ceramista, elas representam duas pessoas se relacionando, sem identificar a sexualidade de ambas as personagens. “Acredito que seja um tema atual, representa a diversidade”, comenta. Para construir as esculturas, Hreczuck levou cerca de dois meses.

O artista explica que uma obra desse estilo exige equilíbrio e definição das proporções, além de, inspiração e habilidade. Hreczucktambém faz peças decorativas e utilitários em seu ateliê, localizado no bairro Nova Brasília.

“Trabalhar com esculturas de argila é mais difícil, principalmente no início. A argila vai avisando o tempo certo dela”, aponta.

Hreczuck optou pela cerâmica ainda na década 1990. Desde então, especializou-se em arte figurativa e tem produzido diversas peças. Muitas delas estão espalhadas por Santa Catarina, Paraná, Alemanha e até pelo continente africano.

No Atelier de Cerâmica 507, com um espaço de cerca de 200 metros quadrados, o artista oferece diferentes oficinas. A área conta com sala de fornos, sala de exposição, área de atividades e biblioteca.

Cerca de 130 ceramistas circularam pelo atelier nos últimos 20 anos. Alunos de escolas da região também já exploraram o espaço e colocaram em prática o pensamento criativo. Ao longo da carreira, Hreczuck estima que tenha produzido 40 esculturas.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?