A Escola Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84, já existe há mais de 100 anos em Jaraguá do Sul. Porém, a diretora Angélica de Freitas, desconhece que a biblioteca da estrutura tenha passado por reforma durante esse período. Em condições precárias, a direção buscou recursos para realizar uma repaginação completa no espaço. A nova biblioteca foi inaugurada na sexta-feira (4), com uma programação de contações de histórias e bate papo com escritores locais, como João Chiodini.
Conforme a diretora, foram investidos R$ 30 mil na mobília da biblioteca e mais R$ 3,6 mil na climatização, . As obras foram possíveis através do apoio de patrocinadores e entidades da cidade, além de projetos promovidos pela escola.
Na estrutura estão cadastrados cerca de quatro mil exemplares com variadas temáticas. A Luiz Gonzaga Ayroso conta com 320 alunos, considerando que 150 deles ficam na escola em tempo integral. “Trabalhamos com aulas de sopro, dança, futsal, imprensa e outros projetos”, explica Angélica.
O incentivo à leitura também é tradicional na escola. “É um ponto que debatemos muito aqui, por ser fundamental para o desenvolvimento dos jovens. Alguns dos nossos estudantes, inclusive, já escreveram livros que estamos tentando publicar”, aponta a diretora.
Entre as ações criadas pela instituição, Angélica enfatiza a dos “Sussuradores”, onde alunos declamam poesias utilizando canos. O projeto envolve praticamente todas as escolas.