A cultura de uma cidade é feita das tradições e manifestações artísticas do povo. Em Florianópolis esta cultura é uma linda mistura de dança, folclore, artes, música. Está no bailar dos bilros que tecem a renda, no ritmo teatral do Boi de Mamão, no traço de toda pintura, na modelagem da cerâmica. Está no som de cada instrumento, na voz de tantos cantores, nas mãos dos artesãos, no talento de cada artista da cidade. Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui E a Prefeitura de Florianópolis pretende aumentar o som dessas vozes e instrumentos, e descobrir e capacitar cada vez mais talentos e artistas. Para isso realizou na quarta-feira, 28 de março, a inauguração da Escola Livre de Artes. A atual administração decidiu alterar o nome e conceito do projeto, antes Escola Livre de Música para Escola Livre de Artes, com o intuito de levar não apenas música, mas todas as linguagens artísticas e culturais para a população por meio de oficinas gratuitas. Ao todo são 18 cursos reunidos nos eixos:
  • Artes Visuais - desenho de ateliê, desenho e quadrinhos, modelagem em argila e pintura;
  • Cultura Popular – renda de bilro e boi de mamão;
  • Dança – iniciação à dança I e II;
  • Música – acordeon, canto, cavaquinho/bandolim, contrabaixo, musicalização, percussão, piano, prática de conjunto e violão;
  • Teatro – iniciação teatral.
Durante a solenidade de inauguração da Escola, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro assinou o edital de seleção de alunos, que deve ser publicado nos próximos dias no site da Prefeitura. Serão cerca de 450 vagas para os cinco núcleos da ELA distribuídos em todas as regiões da cidade, Centro, Sul, Norte, Leste e Continente. As inscrições são gratuitas e a seleção tem como critério principal a condição socioeconômica dos candidatos. O prefeito Gean Loureiro ressaltou a importância de oferecer as oficinas em diferentes locais da cidade, perpetuando assim os costumes que representam a identidade de Florianópolis. “A cultura está em todas as partes do nosso Município, por isso é fundamental levar os cursos também para todas as regiões, para que as nossas tradições sejam fortalecidas e ampliadas de Norte a Sul, Leste a Oeste, da llha ao Continente”. A Escola Livre de Artes é um projeto da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, em parceria com a Engie por meio da Lei Rouanet. No centro a Escola está localizada na rua Alves de Brito, nº 334.