Escola de Música Villa-Lobos de Joinville promove mostra acadêmica online

Por: Elissandro Sutil

09/09/2020 - 14:09 - Atualizada em: 09/09/2020 - 14:30

Até o dia 14 de setembro, o público poderá contemplar as apresentações virtuais das Mostras Acadêmicas da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura de Joinville.

Os trabalhos marcam o encerramento das atividades realizadas durante o primeiro semestre letivo do ano, e terão a participação de professores, alunos e grupos musicais que compõem a EMVL.

Na programação, recitais de solistas, apresentações dos corais, dos grupos de trompetes, guitarras, violões, piano, choro, Orquestra Acadêmica, Banda Pop I e II, Big Band e, ainda, uma oficina de guitarra.

Neste ano, as Mostras Acadêmicas da EMVL, que tradicionalmente acontecem no Teatro Juarez Machado, ocuparão um novo espaço: o ambiente virtual.

Com a pandemia da Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, os alunos da Casa da Cultura também aderiram ao ensino virtual e, junto com os professores, estão descobrindo novas ferramentas e novas possibilidades de aprender e compartilhar a arte.

“Com o isolamento social, fomos levados a pisar em outros palcos e, hoje, estamos entrando no palco da web. Temos a adesão de aproximadamente 50% dos alunos e, a partir do ano que vem, devemos incorporar o ensino virtual às ferramentas de trabalho da Escola de Música Villa-Lobos. É algo que veio para ficar”, afirma o coordenador da EMVL, Voldis Sprogis.

As apresentações

De forma inédita, a plateia das Mostras Acadêmicas assistirá aos espetáculos em ambientes diferentes do teatro, mas com a mesma emoção transmitida pelos professores e alunos, por meio da arte musical.

Para assistir, o espectador deverá acessar o link da reunião virtual que será realizada pela plataforma Google Meet.

O público será recebido nas salas pela equipe da EMVL e receberá o link para assistir à apresentação programada para aquela data.

Os números foram gravados pelos alunos individualmente e editados pelos professores, em vídeos que resultaram em espetáculos não menos emocionantes do que os vivenciados presencialmente. “São vídeos produzidos em casa, mas não caseiros”, ressalta Sprogis.

Após assistir à apresentação, o participante retornará à sala virtual para os cumprimentos e saudações finais. O tempo total de duração de cada sessão será de aproximadamente 30 minutos e tem a participação limitada de até cem pessoas.

9 de Setembro – Quarta-feira – 19h

Prática de Grupo

Coral Canto da Casa, Grupo de Trompetes, Grupo de Guitarras, Banda Pop 1 e Banda Pop 2

acesse: Limitado a 100 participantes

9 de Setembro – Quarta-feira – 20h

Prática de Grupo

Piano A 4 Mãos, Quarteto de Saxofone e Big Band

acesse: Limitado a 100 participantes

10 de Setembro – Quinta-feira – 19h

Prática de Grupo

Grupo de Flauta Transversal, Coro Infanto-Juvenil e Orquestra de Cordas

acesse: Limitado a 100 participantes

10 de Setembro – Quinta-feira – 20h

Prática de Grupo

Grupo de Violões, Grupo de Choro e Orquestra Acadêmica

acesse: Limitado a 100 participantes

11 de Setembro – Sexta-feira – parte 1 às 19h

Oficina “da guitarra ao amplificador: cadeia de sinal para efeitos de guitarra”

Profº Marcos Moser

acesse.


11 de Setembro – Sexta-feira – parte 2 às 19h45

acesse.

14 de Setembro – Segunda-feira – 20h

Recital de solistas – Classe de canto popular

acesse: Limitado a 100 participantes

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul