Erros cometidos por quem quer se alimentar bem: a má interpretação da tapioca

Por: Elissandro Sutil

13/03/2017 - 09:03

Post publicado originalmente no dia 31 de março de 2016

Ela está na moda e entrou para a onda fitness. Você deve conhecer ou já ouviu falar. A tapioca conquistou o paladar de muita gente e passou a fazer parte da rotina de quem quer se alimentar bem e de forma saudável.

Mas por que esse prato típico brasileiro – uma receita indígena –  está tão em alta? Tapioca não engorda? Quais são seus benefícios?

Perguntamos à nutricionista Lidiane de Carvalho Atala algumas das principais dúvidas que pintaram sobre o prato, e ela explicou tudinho. Confere aí!

O que é a tapioca?

A tapioca é um alimento derivado do aipim (mandioca), transformado em goma de mandioca hidratada. Não contém nenhum conservante, corante ou outro ingrediente adicionado, o que a torna natural e saudável.

É rica em carboidrato de fácil digestão (muito indicada para praticantes de atividade física), também não contém glúten, por isso pode ser consumida por celíacos. Além disso, tem um sabor neutro e combina tanto em preparações doces ou salgadas.

Quantas calorias tem esse prato?

Duas colheres de sopa de (massa) tapioca (30g) tem 65 calorias, sendo 94% de carboidratos. A título de comparação, duas fatias de pão integral (aproximadamente 50g) tem 140 calorias.

A tapioca emagrece?

Não. Inclusive deve ser usada com cautela, principalmente por pessoas com dieta para perda de peso e diabéticos, entre outras restrições.

Posso substituir o consumo do pão pela tapioca?

Pode substituir o pão para pessoas que tenham restrição ao consumo de glúten ou quando a substituição é avaliada pelo nutricionista.

A tapioca tem realmente um índice glicêmico muito elevado? O que isso significa?

O índice glicêmico dos alimentos está relacionado diretamente com o aumento da glicemia sanguínea. A tapioca tem, sim, um índice glicêmico muito elevado (115), contra 100 do pão branco e 77 da batata doce. Dependendo da quantidade de alimentos de alto índice glicêmico que comemos, pode ocorrer uma hipoglicemia de rebote, o que pode acarretar justamente a falta de energia, tudo o que um praticante de atividade física não deseja para se exercitar.

Existe hora certa para consumir?

O horário para consumo deve ser avaliado, conforme a rotina da pessoa (atividade física, descanso, trabalho), podendo ser no período da manhã ou tarde.

Tem como deixar a tapioca mais saudável?

Para quem quer deixar a tapioca um pouco mais saudável, deve incluir recheios a base de proteína, fibras e gorduras boas (sugestões: frango desfiado, carne moída, atum, pasta de amendoim (sem adição de açúcar), ovos, legumes e verduras). Uma boa dica é acrescentar chia ou farinha de linhaça na goma na hora de colocar na hora do preparo.


Foto: Divulgação