Entenda por que você deve investir em uma ligação correta para água da chuva

Por: Elissandro Sutil

07/05/2017 - 18:05 - Atualizada em: 22/05/2018 - 10:45

Quando o esgoto volta pelo ralo é sinal de que algo não está certo. É preciso agir o quanto antes! O esgoto, além de sujar toda a sua casa, pode causar doenças como hepatite A, disenteria, cólera, leptospirose, febre tifoide, amebíase e muitas outras. Mas você sabia que esse dilema pode ser evitado?

Quando o esgoto volta pelo ralo, causa muitos transtornos | Foto Reprodução

Esgoto voltando pelo ralo causa muitos transtornos | Foto Reprodução

Você já ouviu aquela máxima de que água e óleo não se misturam? Pois bem, temos um novo princípio para te apresentar: água de esgoto e água de chuva não se misturam! Explicando melhor, o principal causador da volta do esgoto pelos ralos da sua casa é o direcionamento incorreto da água da chuva.

Como água e óleo, as águas do esgoto e da chuva não se misturam | Foto Vestibulandosr

Como água e óleo, as águas do esgoto e da chuva não se misturam | Foto Vestibulandosr

Isso mesmo! Quando as ligações da sua casa não atendem aos padrões e a água da chuva é direcionada para a rede de coleta de esgoto, a chance de que o retorno aconteça é muito grande. Por isso, é essencial que você invista em uma tubulação pluvial.

A solução

A tubulação pluvial garante que a água coletada das chuvas seja encaminhada individualmente para um rio. Esta diferenciação se faz necessária porque a água de esgoto precisa chegar até uma estação de tratamento para ser recuperada, já a da chuva não precisa passar por este processo.

A água da chuva, geralmente encaminhada por calhas, deve ter destinação correta | Foto Correta Retiro

A água da chuva, geralmente encaminhada por calhas, deve ter destinação correta | Foto Correta Retiro

Quando os dois tipos de água caem direto na rede de esgoto, a força de vazão da rede diminui e é aí que acontece o retorno pelos ralos da sua casa. Além disso, essa mistura acaba sobrecarregando os sistemas de tratamento e prejudica a devolução de uma água limpa para a natureza.

Como agir

Se na sua casa, o esgoto retorna pelos ralos, é bem possível que você não tenha uma tubulação pluvial ou que exista uma ligação irregular com a rede de esgoto. Lembre-se de que é preciso ter dois tipos de ligação: uma que leva a água com dejetos e outra que leva a água da chuva.

A água da chuva é encaminhada diretamente para os rios | Foto Arquivo OCP

A água da chuva é encaminhada diretamente para os rios | Foto Arquivo OCP

A obrigação de criar uma tubulação que leve a água da chuva até o destino final é da prefeitura, mas a responsabilidade de instalar uma ligação que faça o direcionamento correto para a rede pluvial é sua! Portanto, se informe sobre como efetuar a ligação corretamente.

Evite dores de cabeça

Jogar água da chuva na rede de esgoto não é legal! O Samae Jaraguá do Sul tem intensificado a fiscalização nas residências para identificar equívocos. Quem estiver com a situação de ligamentos irregular, pode ter problemas com a Lei.

O barato sempre sai caro | Foto Science Nordic

O barato sempre sai caro | Foto Science Nordic

Num primeiro momento, o usuário irregular receberá uma notificação que também será encaminhada para a Vigilância Sanitária. Caso as alterações não sejam efetuadas em até 60 dias, o Ministério Público será acionado. Portanto, se você for notificado, não espere para corrigir o problema na última hora.

Conscientização é tudo

Mais do que temer as penalidades, é essencial entender a importância e a urgência de cuidar com carinho da nossa rede de esgoto. Jaraguá do Sul possui 80% do esgoto doméstico tratado, o que vai na contramão da realidade brasileira, onde apenas 50,3% dos habitantes têm acesso à coleta de esgoto, sendo 42,67% tratado.

O Samae conta com a sua ajuda para manter a qualidade da rede de esgoto de Jaraguá do Sul | Foto Arquivo OCP

O Samae conta com a sua ajuda para manter a qualidade da rede de esgoto de Jaraguá do Sul | Foto Arquivo OCP

Para que tudo continue fluindo perfeitamente, a contribuição de cada um é indispensável. Se você tem uma ligação irregular na sua casa, procure um encanador que entenda do assunto o quanto antes.

Caso você conheça algum vizinho que esteja nesta situação, converse com ele. Se não funcionar, faça sua denúncia no telefone (47) 2106-9100.

Esgoto voltando pelo ralo? Nunca mais!