“Entardecer” e mais 11 opções no fim de semana em Joinville

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

28/06/2019 - 15:06 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:07

1 – Circuito FAM de Cinema
O Circuito FAM de Cinema contempla os filmes premiados no 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul. Em Joinville, o evento encerra neta sexta com a exibição dos curtas Sociedade Etiquetada, Garoto VHS, Flecha Dourada, O Malabarista, Severo, Severino, Sólido e Boca de Fogo. Após a sessão, uma roda de conversa com os realizadores do FAM, Celso dos Santos (diretor geral), Denise Naccari (assessora especial) e Marilha Naccari (diretora de programação).
Quando: sexta (28), às 19h30, no Sesc Joinville.

 

2 – Scumbags
A banda joinvilense de punk rock lança oficialmente seu disco de estreia, “Sour Days” Já disponível nas plataformas digitais, o álbum chega também em formato físico, contendo composições que remetem diretamente a Green Day e Ramones, principais influências do quarteto. O evento ainda conta com os shows das bandas Inner 29 e Bizibeize.
Quando: sexta (28), a partir das 20h, na Zeit Cervejaria.


3 – Debate
Nesta sexta, acontece o segundo encontro aberto ao público deste ano do coletivo Transcender, grupo LGBTTQI+ de Joinville. Na pauta, a adversidade na diversidade, tema que será debatido por formadores de opinião ligados a causa na cidade, que irão explanar suas experiências e vivências. Criado em 2018, o Coletivo Transcender busca unir o público LGBTTQ e simpatizantes pela causa, fortalecendo assim a luta por visibilidade, respeito, autonomia e conquistas dos direitos das pessoas trans.
Quando: sexta (28), às 19h30, no Bom Jesus/Ielusc.


4 – Música eletrônica
Produto Nacional é um evento destinado aos amantes do psytrance, uma das vertentes da e-music, e que reúne DJ brasileiros destacados dessa cena. Um deles, o joinvilense Vegas, encabeça a estreia da festa, que conta ainda com os DJs Vermont, V. Falabella, Tija e Grynder.
Quando: sexta (28), a partir das 22h, no Joinville Square Garden.

 

5 – Eu conto, tu contas
O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR) realiza a segunda roda de conversa do projeto Eu conto, tu contas – Histórias sobre nós e nossa existência com arte, uma iniciativa que tem a proposta de revelar narrativas de vida relacionadas à arte, cultura e inclusão. Ao todo são dois encontros de contação de histórias com a participação de integrantes do Grupo de Teatro Arte para Todos e mediação da jornalista, escritora e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, Maria Cristina Dias.
Quando: sábado (28), às 10h, na Livraria O Sebo.

 

6 – Leia Mulheres
Nesta edição, o clube de leitura Leia Mulheres discute o livro “Querida Konbini” (2018), da escritora Sayaka Murata. Nesse premiado best-seller internacional, Murata cria, no interior de uma konbini — uma das onipresentes lojas de conveniência japonesas —, um espelho da sociedade contemporânea. Murata vem sendo louvada como uma das vozes mais originais e talentosas da ficção do Japão. A obra chega à marca de 700 mil exemplares vendidos no Japão, ganhou o prêmio Akutagawa, um dos mais prestigiosos do país, e rendeu à autora um lugar entre as mulheres do ano da Vogue Japão. O livro foi publicado em 18 idiomas pelo mundo.
Quando: sábado (29), às 15h, no Sesc Joinville.

 

7 – “Entardecer” (foto no alto)
Dionisos Teatro apresenta o espetáculo que enfoca três personagens: Nino, Maria e Ubert, que encontram-se em algum lugar, qualquer lugar entre a lembrança e o esquecimento.Uma janela entre o que foi e o que poderia ser, e os sons de passado que se aninham em nosso presente. Fios de tempo que nos fazem vivos pela lembrança.
Quando: sábado (29) e domingo (30), às 20h, no galpão da Ajote.

 

8 – Sábado Independente
Correlata à Quinta Independente, iniciativa já consagrada que dá palco a bandas autorais de Joinville e de fora, o Sábado Independente estreia com um dos grupos locais mais amados, Os Depira. Ele divide a noite com a Farra do Bowie, banda de Floripa que se alimenta do mais cru, selvagem e agitado glam rock.
Quando: sábado (29), a partir das 22h, no Porão da Liga.

 

9 – 80 anos do Batman
Em comemoração às oito décadas em que o Batman brilha nos quadrinhos, no cinema e na TV, esta exposição reúne peças colecionáveis, como quadros, máscaras, bonecos, gibis e canecas, e imagens de Josnir Marcel, joinvilense que desde o ano passado atua em projetos sociais caracterizado como Batman. As fotos são do Life Studio Fotografia.
Quando: até 7 de julho, no segundo piso do Shopping Mueller.

 

10 – Arte na Cidade
O projeto Arte na Cidade apresenta nesta edição a exposição individual da artista visual e arte educadora Priscila dos Anjos. Ela integra o Grupo P.S. ao lado do artista Sérgio Adriano H. Em 2014, foi selecionada como uma dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro “Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina”. Ainda em 2014, foi premiada no 11o Salão Nacional Elke Hering, em Blumenau.
Quando: até 26 de julho, na galeria do Sesc Joinville.

 

11 – Silvana Pohl
A plenitude de descobrir e seguir seus próprios desejos, e não o desejo dos outros, é o que fundamenta a exposição Femmina, da artista Silvana Pohl. Até hoje existe a ideia de que as mulheres devem ser tratadas e valorizadas como os homens, principalmente no ambiente profissional. Esta situação cria um paradoxo em torno da feminilidade. Estariam as mulheres tendo que abandonar sua natural delicadeza para conquistar espaço no mercado de trabalho e provar sua capacidade para a sociedade? Com esse dilema, Silvana Pohl decide aquarelar orquídeas ampliadas em canvas para resgatar e dar voz ao feminino que existe em todas as mulheres. Assim como cada flor, toda mulher, tem suas qualidades e personalidades, em Femmina elas estão representadas em formas, matizes, nuances e cores diferentes.
Quando: até 14 de agosto, no Garten Shopping.

 

12 – Bilbo
Na exposição “Kill Bilbo”, Na terceira exposição da temporada, o artista visual Bilbo traz uma profunda reflexão social que se equipara com sua própria biografia e busca por transformação e evolução. Kill Bilbo revela um mundo cheio de símbolos onde cada elemento exposto representa singularidades da vida; personagens em busca de respostas no olhar do outro, a tecnologia que afasta, compara e distrai, o incômodo ao observar que nada é estável, revelam que o indivíduo que se empenha em apresentar a sua melhor versão, pode facilmente de perder nas conexões dúbias, embriagado em subterfúgios nebulosos quase perdendo o controle da própria vida em busca de poder e satisfação.
Quando: até 31 de julho, no Garten Shopping.