Um empresário paranaense realizou um feito louvável no início desse ano de 2019! Em uma demonstração de força e resistência,  Paul Lirio Berwig, de 55 anos, partiu de Marechal Cândido Rondon rumo à cidade de Jaraguá do Sul, um trajeto de aproximadamente 750 quilômetros, feito em sua totalidade de bicicleta.

No total ele levou cinco dias, desde que saiu, no dia 20 de Janeiro, até chegar, no fim da tarde do dia 24, quando ele chegou na cidade que serviu de moradia para ele em 1979.

 

Lirio é proprietário de uma bicicletaria, há mais de 40 anos também dedica-se ao esporte. Foi um dos fundadores do grupo ciclístico Amigos do Pedal, pioneiro na cidade, sendo o atual vice-campeão paranaense de ciclismo de estrada, na categoria acima de 55 anos.

Segundo informações do portal O Presente , a viagem de bicicleta até Jaraguá do Sul foi a segunda que ele realizou, mas a primeira em que pedalou sozinho. A estreia como cicloturista foi no ano passado. Naquela ocasião, o destino foi Bonito (MS), quando percorreu em três dias os 600 km entre Marechal Rondon e a cidade sul-mato-grossense.

 

A pedalada até Jaraguá foi dividida em quatro etapas, passando por trechos das BRs 163, 277 e 101 e pernoitando em hotéis.

No primeiro dia ele pedalou de Marechal até Laranjeiras do Sul, uma distância de 225 quilômetros. No outro dia o trajeto foi entre Laranjeiras e Irati, somando mais 218 km. No dia 22 (terça-feira), ele pedalou de Irati a Curitiba (140 km). Na Capital do Estado, dedicou a quarta-feira para visitar amigos e descansar e, no dia 24 (quinta-feira), concluiu a viagem com mais 170 quilômetros de pedalada até Jaraguá do Sul.

Os maiores inconvenientes foram sete pneus furados e o serviço para arrumá-los, além da chuva que fez companhia ao ciclista em três dias da viagem, sempre nos cerca de 50 quilômetros finais de cada uma dessas etapas.

Lirio já tem como meta um novo destino. Desta vez é a cidade de Aparecida, em São Paulo, distante 1.120 quilômetros de Marechal Rondon. O roteiro foi definido ainda em Jaraguá do Sul, desafiado pelo garoto Vitor Kaefer, de apenas 12 anos e filho de uma sobrinha de Lírio.

 

Com informações do portal O Presente

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?