A empresa Nugali, de Pomerode, está entre as 14 finalistas da International Chocolate Awards, prêmio internacional de chocolates finos. A representante catarinense também é a única do Brasil em sua categoria. Nesta segunda, dia 27, serão conhecidos os vencedores do prêmio, em Nova York.
A Nugali foi fundada em 2004 por um casal que decidiu mudar radicalmente de ramo. Maitê Lang e Ivan Blumenschein trabalhavam na Embraer como engenheiros em cargos de gerência e administração. Foi a partir de pedidos de amigos que eles tiveram a ideia empreendedora.
"Toda vez que a gente viajava alguém pedia para trazer chocolates finos do exterior. Daí a gente começou a pensar que existia essa demanda no Brasil e começamos a estruturar a ideia", disse Blumenschein.
Hoje temos uma notícia para compartilhar: a Nugali Chocolates é a única marca brasileira entre os finalistas nas...
Publicado por Nugali Chocolates em Quarta, 22 de junho de 2016
Conforme o sócio, os dois começaram a ler literatura sobre produção de chocolates e visitar fábricas de pequeno porte. Atualmente, a fábrica conta com 30 empregados, todos em Pomerode. Hoje são 650 pontos de venda, entre cafés e delicatessen, no país e no exterior.
Há três anos, o casal começou a exportar, e já alcança Japão, Emirados Árabes, Peru e Estados Unidos. Entretanto, diz que não pretende expandir muito os negócios.
maite_e_ivan
Maitê Lang e Ivan Blumenschein. Foto: Divulgação
"Acredito que prezar pela alta qualidade é mutuamente excludente a um sistema seriado de grande escala. Vamos fazer uma fábrica nova em Pomerode, até porque nos cobram uma sede para visitação, mas a ideia não é ser 'grande'", afirmou Blumenschein.
Para participar da premiação, o casal teve de mandar para a organização nos Estados Unidos amostras do chocolate. Depois de uma triagem, um grupo de sommelier e especialistas em chocolates fez a seleção dos finalistas.
Fonte: G1