Empresa de Pomerode conquista a prata em prêmio internacional de chocolates

Por: Elissandro Sutil

06/07/2016 - 09:07 - Atualizada em: 06/07/2016 - 09:28

A Nugali, empresa que fabrica chocolates em Pomerode, conquistou a medalha de prata no no International Chocolate Awards, prêmio internacional de chocolates finos. A catarinense era a única empresa brasileira em sua categoria. Os vencedores foram conhecidos na última segunda-feira (27) em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

A competição é considerada uma das mais importantes do ramo no mundo todo. A conquista da Nugali foi na categoria de ‘chocolates amargos puros’, que teve mais de 600 fabricantes inscritos das Américas, Ásia e Oceania.

A empresa
A Nugali foi fundada em 2004 por um casal que decidiu mudar radicalmente de ramo. Maitê Lang e Ivan Blumenschein trabalhavam na Embraer como engenheiros em cargos de gerência e administração. Foi a partir de pedidos de amigos que eles tiveram a ideia empreendedora.

Conforme o sócio, os dois começaram a ler sobre produção de chocolates e visitar fábricas de pequeno porte. Atualmente, a empresa conta com 30 empregados, todos em Pomerode. São 650 pontos de venda, entre cafés e delicatessen, no país e no exterior.

maite_e_ivan

Maitê e Ivan trocaram a engenharia pela produção de chocolates finos (Foto: Divulgação)

Há três anos, o casal começou a exportar, e já alcança Japão, Emirados Árabes, Peru e Estados Unidos. Entretanto, diz que não pretende expandir muito os negócios.

“Acredito que prezar pela alta qualidade é mutuamente excludente a um sistema seriado de grande escala. Vamos fazer uma fábrica nova em Pomerode, até porque nos cobram uma sede para visitação, mas a ideia não é ser ‘grande'”, afirmou Blumenschein.

Para participar, o casal teve de mandar para a organização nos Estados Unidos amostras do chocolate. Depois de uma triagem, um grupo de sommelier e especialistas em chocolates fez a seleção dos finalistas. A intenção de concorrer vem desde 2012 e eles passaram a desenvolver um chocolate fino, de cacau de origem de poucos produtores, melhorando o produto e evoluindo.

Fonte: G1