Se você nasceu lá pelos anos de 1995 deve lembrar que os emojis, tão usados nos smartphones hoje em dia, mudaram muito ao longo do tempo.

Além de ficarem mais modernos, eles ganharam detalhes que abordam a representatividade étnica e de gênero, por exemplo.

A grande virada deles foi em 2011, quando os desenhos foram incluídos no teclado do iOS pela Apple. O movimento foi seguido pelas outras fabricantes.

Relembre a seguir quais símbolos mudaram ao longo do tempo e como eles estão agora.

1. Pistola

Em abril de 2018, Google, Facebook e Microsoft decidiram substituir os emojis de arma de fogo por uma pistola de água. A previsão é que os usuários do Android recebam a novidade a partir da versão 9.0 do sistema.

Já no Windows, ainda não foi divulgada uma data, mas há um post com a prévia do redesenho na conta oficial do Twitter da companhia. A mudança foi anunciada em meio ao debate sobre a regulamentação de armas nos Estados Unidos.

2. Polêmicas alimentares

Comidas também são polêmicas no universo dos emojis. Tanto que algumas delas se transformaram por causa da insatisfação dos usuários.Até 2017, o emoji de hambúrguer do Google tinha um erro “grave”: o queijo estava embaixo da carne, enquanto todas as outras empresas o tinham por cima.

No mesmo período, o desenho da cerveja também era questionado. Na versão do Google, apesar do líquido estar pela metade, ele ainda tinha espuma na parte de cima da caneca.

Os pedidos do público foram atendidos pelo Google.

3. Etnias

A representatividade é um tópico importante na cartela de emojis. Afinal, os desenhos são utilizados para facilitar a expressão de sentimentos nas conversas.

Desta forma, provavelmente, uma pessoa negra não se identificaria com um bonequinho loiro de olhos claros, por exemplo.

Por isso, em 2015, o WhatsApp passou por uma atualização na qual todas as figuras humanas ganharam seis opções de tom de pele.

4. Famílias

A atualização do iOS 9.1, em 2015, trouxe uma novidade fundamental em relação à representatividade: famílias com casais do mesmo sexo.

Foram disponibilizados ícones de núcleos compostos por pai e mãe, dois pais e duas mães, com variação apenas do gênero das crianças. Também se tornou possível compartilhar casais tanto hétero como homossexuais.

5. Gêneros

O espaço da mulher na sociedade também foi alvo de debate no universo emoji. Em maio de 2016, o Google lançou ícones de profissionais femininos e masculinos em diferentes áreas, mesmo para aquelas nas quais os homens predominam, como engenharia e segurança pública.

Coração grande e tamanhos no WhatsApp

Os emojis do WhatsApp ganharam tamanho diferenciado, conforme a quantidade de ícones enviados sozinhos em uma mesma mensagem, a partir de outubro de 2016.

Ao utilizar apenas uma figura (sem texto), esta passou a ser exibida em um tamanho maior em relação ao envio de duas imagens, e assim por diante.

-

Fonte: Techtudo

-

E aí, curtiram saber um pouco mais sobre os emojis? Qual é o preferido de vocês? Contem pra nós :)