Se o ano parece que está passando em um piscar de olhos, não foi diferente nesses últimos 11 dias da 35ª edição da Schützenfest. O tempo voou e chegou ao final de mais uma edição da maior festa de atiradores do Brasil. A noite deste domingo (16), foi marcada mais uma vez pela emoção, durante a solenidade de encerramento da festa.
Novamente, a Schützenfest superou as expectativas dos organizadores. Foram 11 dias de muita animação, música, apresentações folclóricas, confraternização, gastronomia, muito chope e tiro esportivo. Tudo, em um evento que trouxe novidades, sem perder sua essência: o ambiente familiar e seguro para todas as idades.
A cerimonia contou com os elementos já tradicionais de despedida da festa, como a última marcha, reunindo as majestades da beleza e do tiro, integrantes da CCO e das Sociedades de Atiradores. No pronunciamento das autoridades, uma palavra foi repetida por todos: agradecimento. O presidente da Comissão Central Organizadora, Paulo Chiodini, agradeceu à equipe da CCO pelo empenho e dedicação para fazer desta, uma das melhores edições até aqui. “A festa foi planejada e tudo o que pensamos e programamos, aconteceu com êxito. Nosso time está de parabéns. Tivemos recorde de público em vários dias. Então, fica claro que a população abraçou a festa e isso nos deixa muito feliz”, pontuou.

Festa de 11 dias terminou na noite de domingo (16) | Foto: Divulgação/PMJS
O prefeito Jair Franzner também enalteceu o trabalho de todos os envolvidos na organização da festa e agradeceu ao público que prestigiou a programação. “Só temos a agradecer. Foi uma festa impecável, graças a todos os envolvidos que se dedicaram para entregar um evento à altura do que Jaraguá do Sul merece e o nosso público que veio, prestigiou e se divertiu nesses dias, valorizando nossas tradições”. Encerrada a festa, na sequência já devem começar as tratativas para a 36ª edição, que em 2026, ocorrerá em meio aos festejos dos 150 anos de Jaraguá do Sul.
A 35ª Schützenfest encerrou com muita emoção ao som da tradicional música “Linda Jaraguá” e do hino “Wir gehn zum Schützenfest”. Os números finais serão divulgados pela CCO nesta segunda-feira (17).
Rei e Rainha dos Atiradores
Antes do encerramento da Schützenfest, tradicionalmente ocorre a coroação das novas Majestades do Tiro: o rei dos reis e a rainha das rainhas, das categorias adulto e juvenil. Para as sociedades que compõem a Acstvi este é o momento mais esperado do ano. Pelo segundo ano consecutivo Fabiano Luís Schmidt, da Sociedade Independência, é o rei dos atiradores. No campeonato oficial de tiro de 2025 ele alcançou 636,8 pontos.
A rainha das atiradoras é Kamila Maria Nimet, também da Sociedade Independência. Ela alcançou 635,4 pontos.
Na categoria juvenil, a rainha é Vivian Vieira Rabelo Cardoso, do Baependi. Ela alcançou o tricampeonato, com 631,8 pontos. O novo rei é Lucas Daniel de Souza, do Salão Barg, que obteve 637,7 pontos.