Emissão de passaportes em Jaraguá do Sul deve começar em breve

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/10/2017 - 09:10

A vida vai ficar mais fácil para mim e para você! Por que? Documentos como passaporte, RG e carteira de trabalho agora poderão ser tirados também nos cartórios de todo o país. Não é zoeira!

Essa novidade é possível graças às mudanças na Lei de Registros Públicos, sancionadas em setembro. As mudanças permitem que os cartórios firmem convênios com órgãos federais, estaduais e municipais.

Para saber se Jaraguá vai aderir a esta mudança, entramos em contato com o cartório de Registro Civil da cidade. O responsável nos informou que assim que a Associação dos Cartórios de Santa Catarina fechar o convenio com os órgão competentes, o serviço será disponibilizado aqui também.

Bom, sabemos que será em breve, mas o cartório não soube nos informar datas para que isto aconteça. De qualquer forma ficaremos de olho e, quem sabe, em pouco tempo traremos boas novas! 😉

Como vai funcionar

A ideia é diminuir os transtornos para quem precisa emitir documentação, sem enfrentar filas nas repartições públicas, além, de dar apoio a esses órgãos na emissão dos documentos.

Quem precisa emitir passaporte, por exemplo, e mora em uma cidade onde não tenha delegacia da Polícia Federal próxima, por exemplo, poderá ir diretamente ao cartório da cidade e apresentar a documentação necessária.

Os papeis serão encaminhados à PF e, ao final, o documento poderá ser retirado no próprio cartório. E assim funcionará com as outras documentações, o que muda é apenas o órgão arrecadador, e não o emissor.

Com informações: Gazeta do Povo
Foto de capa: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo