A vida vai ficar mais fácil para mim e para você! Por que? Documentos como passaporte, RG e carteira de trabalho agora poderão ser tirados também nos cartórios de todo o país. Não é zoeira!
Essa novidade é possível graças às mudanças na Lei de Registros Públicos, sancionadas em setembro. As mudanças permitem que os cartórios firmem convênios com órgãos federais, estaduais e municipais.
Para saber se Jaraguá vai aderir a esta mudança, entramos em contato com o cartório de Registro Civil da cidade. O responsável nos informou que assim que a Associação dos Cartórios de Santa Catarina fechar o convenio com os órgão competentes, o serviço será disponibilizado aqui também.
Bom, sabemos que será em breve, mas o cartório não soube nos informar datas para que isto aconteça. De qualquer forma ficaremos de olho e, quem sabe, em pouco tempo traremos boas novas! ;)

Como vai funcionar

A ideia é diminuir os transtornos para quem precisa emitir documentação, sem enfrentar filas nas repartições públicas, além, de dar apoio a esses órgãos na emissão dos documentos.
Quem precisa emitir passaporte, por exemplo, e mora em uma cidade onde não tenha delegacia da Polícia Federal próxima, por exemplo, poderá ir diretamente ao cartório da cidade e apresentar a documentação necessária.
Os papeis serão encaminhados à PF e, ao final, o documento poderá ser retirado no próprio cartório. E assim funcionará com as outras documentações, o que muda é apenas o órgão arrecadador, e não o emissor.
Com informações: Gazeta do Povo
Foto de capa: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo