Embaixadores Amepets: Projeto busca incentivar a adoção de animais na região de Jaraguá do Sul

Influencer Juliana Nardelli/ Foto: Renaldo Junkes

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/10/2021 - 07:10

Conviver com um cão, gato ou qualquer outro animal de estimação é um aprendizado diário. Parte da família, eles estimulam o afeto, animam o ambiente, demonstram companheirismo incondicional e, comprovadamente, também fazem bem à saúde. Mas, ainda são vítimas do abandono, de maus tratos e da falta de empatia por parte de muitos seres humanos.

Contra tudo isso e a favor de uma relação cada vez mais respeitosa e amorosa, as ONGs que lutam pela causa animal estimulam o cuidado e, principalmente, a adoção como forma de garantir uma vida digna aos pets. Na região de Jaraguá do Sul, por exemplo, são diversas as iniciativas que buscam esse objetivo.

Agora, seis delas vão ganhar um impulso a mais nos trabalhos de divulgação graças ao projeto Embaixadores Amepets. Utilizando o marketing como ferramenta de trabalho e a união das pessoas certas em defesa dos animais, a ação reuniu influenciadores digitais, que se identificam com a causa, para abraçar essa ideia.

A partir dos próximos dias, os seguidores desse time de geradores de conteúdo vão receber informações sobre as ONGs locais, saber mais a respeito das formas de apoiá-las e, ainda, ter um incentivo constante para se engajar no movimento pró-adoções.

Fazem parte da iniciativa Amanda e Gabriel Arones, Juliana Nardelli, Denis Torizani, Mônica Wagner, Ali Schulz e DJ Xalinho e Karyn Mattos. Respectivamente, eles vão representar a Adote Guaramirim, Ajapra, Ame Animais, Bigodes e Ronrons, Gang dos Patinhas e Rutinha Protetora Pet.

Para começar a jornada, todos participaram de uma sessão de fotos com animais disponíveis para adoção. A divulgação do projeto ocorre nas redes sociais dos envolvidos.

 

Idealização

O projeto Embaixadores Amepets, foi idealizado pela voluntária Fernanda Wagner que pensou em utilizar o marketing e o amor das pessoas pelos animais para ajudar as ONGs de Jaraguá do Sul e região que lutam por essa causa.

Influencer Ali Schulz e DJ Xalinho/ Foto: Renaldo Junkes

“A partir da oportunidade que tive de contribuir com a Coluna ‘Adote um amigo’, do Jornal Correio do Povo e com as ONGs e comunidade, comecei a estudar mais sobre esse tema em Jaraguá do Sul e região, e percebi que muita gente não sabia que existia um lugar para adotar um animal”. diz Fernanda.

A jornada começou com todos participando de uma sessão de fotos com animais que estão disponíveis para adoção. A captação das imagens para o Book Pet aconteceu há algumas semanas atrás. E a divulgação do projeto está acontecendo nas redes sociais dos criadores de conteúdos.

Influencer Amanda e Gabriel Arones/ Foto: Renaldo Junkes

 

“Eu escutei dos voluntários que eles nunca tinham feito uma sessão de fotos com tanto amor. Teve um clima de muito amor e emoção”, conta a idealizadora do projeto.

Segundo Fernanda, faltava uma divulgação em massa, pois grande parte das pessoas não tinham conhecimento do trabalho das ONGs e como funcionava a adoção de animais.

Influencer Denis Torizani/ Foto: Renaldo Junkes

 

 

Influencer Mônica Wagner/ Foto: Renaldo Junkes

“Observei o quanto essa causa precisa de ajuda e o quanto de gente que quer ajudar e não sabe como. Então eu pesquisei muito e chamei seis influenciadores digitais para serem os embaixadores do projeto que tem como o objetivo educar a população para a adoção”, comenta

O projeto ainda não foi lançado oficialmente, mas somente com a ação que movimentou as redes sociais já gerou algumas adoções, e o número de seguidores das ONGs aumentou junto com o interesse das pessoas para esta causa.

Estilista e influenciadora Katy Matos | Foto: Renaldo Junkes

Próximas ações

Segundo Fernanda, outras ações ligadas ao Embaixadores Amepet, serão realizadas ainda neste ano em Jaraguá do Sul e região.

“Agora queremos fazer ações também, como um bazar beneficente com os influenciadores, fazer um jantar beneficente. Enfim temos vários projetos que todos tem a missão de até o final do ano para arrecadar recursos para as ONGs, porque no final do ano existe muito abandono”, informa Fernanda Wagner.

De acordo com a voluntária e defensora da causa animal, em Jaraguá do Sul ainda existe a prática de abandonar os cachorros na rua, achando que o animal vai conseguir sobreviver sozinho, mas na maioria das vezes o cachorro é atropelado e maltratado.

Desde o início da pandemia, ONGs e protetores dos animais de todo o Brasil registraram aumento de até 50% na procura por adoção de cães e gatos. Entretanto, segundo a Ampara Animal, o abandono cresceu cerca de 60% entre junho de 2020 e março de 2021. Vale lembrar que, no Brasil, maus tratos e abandono são crimes previstos em lei.

Fernanda Wagner é a idealizadora do Projeto Embaixadores Amepets | Foto: Renaldo Junkes

Colaboradores do projeto Embaixadores Amepets:

  • Produção e Figurino: Márcio Paloschi;
  • Fotos e estúdio: Renaldo Junkes;
  • Cenografia: Isabella Hoffmann;
  • Cabelo: Lauanda Kelly;
  • Maquiagem: Camila Cristhine;
  • Tratamento de imagem: Mundo Inbox Comunicação;
  • Agência: Entrelinhas Comunica;
  • Vídeo: Elabora Filmes;
  • Lojas: Grafipel/ Giassi Supermercados/ Voilá/ Beber Calçados/ Arezzo Jaraguá do Sul/ Viva Otica e Semi Jóias/ Priore/ Mabô Boutique/ Focca Jeans/ Marcatto Chapéus/ Comoddors/ Sol Paraglider;
  • Faculdade Senai- Curso de Moda , Jaraguá do Sul;
  • Ongs: Ame Animais/ Rutinha Protetora Pet/ Gang dos Patinhas/ Adote Guaramirim/ Ajapra.